***
É, a cidade de Tubarão tem uma atleta entre as 10 melhores do mundo e ela tem apenas 15 anos, mora, estuda e treina no município, município este que ela representa e orgulhosa leva a bandeira ao pódio em todo lugar do mundo.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Estamos falando da jovem e talentosa, Ana Luiza Santos, atleta de alto rendimento do Karatê. A vitoriosa atleta começa o ano com a excelente notícia da WKF (World Karatê Federation) que atualizou o Ranking Mundial de Karatê e Ana Luiza aparece entre as 10 melhores atletas do mundo na sua categoria.
Este resultado é fruto de toda a sua dedicação, empenho e treinos diarios que a jovem atleta tem. Desde muito jovem, aos 8 anos a pequena ja começou nos tatames e hoje coleciona medalhas e troféus por onde compete.
O ano de 2022 foi muito competivo e árduo para a atleta que participou de 19 eventos, sendo 3 competições internacional, na maioria das vezes competindo, outras arbitrando.
Em 2022, Ana Luiza fez parte da Seleção Catarinense de Karatê onde foi Tri Campeã Brasileira e no final do ano recebeu o Troféu de Atleta Revelação da FCK (Federação Catarinense de Karatê). Pela Seleção Brasileira ela competiu o Campeonato Sul-Americano na cidade de Guayaquil no Equador onde foi Vice Campeã.
Foi também até a Cidade do México, no México disputar o Pan-Americano de Karatê onde conquistou a medalha de Ouro e a realização de um sonho, que era ouvir o Hino Nacional no lugar mais alto do pódio.
Com este resultado a atleta obteve a única vaga para representar o Brasil na sua categoria no Mundial de Karatê na Turquia. Uma experiência única para uma jovem de apenss 15 anos.
No mundial, não conseguiu medalha, porém, termina o ano entre as 10 primeiras do mundo, sendo a melhor atleta da sua categoria do Brasil e a melhor das Américas, ficando atrás apenas de atletas da Europa e Ásia.
No estado e representando a Academia Impacto e a FME de Tubarão, a atleta particpou da Olesc, onde conquistou 3 medalhas e do Jasc onde foi Campeã com a equipe na categoria Kata.
É bom lembrar que com todas competições e treinos a jovem ainda encontra tempo para auxiliar nas aulas de Karatê na academia e também fez, juntamente com a sua Academia e escola um projeto social onde ministrou aulas de Karatê para os alunos da escola que estuda.
Projeto este que ela tem o maior carinho porque foi através de um projeto social que ela começou e hoje é a melhor do Brasil e a 10° do mundo, além de, ter viajado e conhecido mais de 6 países e o Brasil todo, através do Karatê.
Depois de uma pequena férias a jovem já está treinando a todo vapor porque este ano será muito dificil, ela muda de categoria e peso e as competições ficam mais acirradas.
Sempre lembrando que Ana Luiza é atleta da Associação Impacto/FME de Karatê e participa do Programa Bolsa Atleta do município de Tubarão, que ela sempre agradece o apoio.
Também estende o agradecimento aos seus senseis, técnicos e atletas da equipe e a todos os apoiadores que fazem com que as viagens sejam possível e o sonho de ser uma Campeã Mundial fique mais próximo.
Assim, esperamos que o ano de 2023 seja ainda melhor para jovem e talentosa atleta que representa e orgulha o nosso município. Por fim, ela deixa a sua frase que gosta muito. "Nascida para Treinar Treinada para Vencer"