Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
18 °C
17 °C

Outubro terá a bandeira tarifária de energia mais cara

A bandeira vermelha patamar 2 não era acionada desde agosto de 2021

Por Redação
28/09/2024 - 07h58.Atualizada em 28/09/2024 - 08h00
Um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico - Foto: Divulgação

O que já está caro, vai ficar ainda mais: a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira, 27 de setembro, que a bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2. Esta é a bandeira mais cara do sistema e não era acionada desde agosto de 2021.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Neste mês de setembro, a conta de luz já ficou mais cara após o acionamento da bandeira vermelha patamar 1. Agora, com a nova bandeira tarifária, as contas de luz passam a ter cobrança extra de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora de energia consumidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro.

Conforme a agência, as bandeiras permitem ao consumidor ter um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia.

No mês passado, a Aneel chegou a anunciar a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas reviu a medida dias depois.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR