Consagrada após sete décadas de carreira, a atriz e comediante morreu no domingo, 28, aos 99 anos
Ela ficou conhecida por papéis marcantes em produções humorísticas - Foto: Reprodução A atriz e comediante Berta Loran morreu no último domingo, 28 de setembro, aos 99 anos.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Nascida em Varsóvia, em 1926, ela e a família de origem judaica fugiram da Polônia na década de 1930 devido ao avanço do nazismo na Europa.
Nascida com o nome de Basza Ajs, em Varsóvia, no dia 23 de março de 1926, a atriz adotou o novo nome com o qual ficaria conhecida aos nove anos de idade, após chegar ao Brasil.
Seu pai, que era alfaiate e ator, tomou a decisão de deixar a Polônia nos anos 1930, após ouvir um discurso de Adolf Hitler em que ele disse que pretendia matar todos os judeus.
"Meu pai disse: 'Ai, meu Deus'. Vendeu as duas máquinas e veio para o Brasil. E nós perdemos toda a família", disse Berta durante participação no programa "Conversa com Bial", em 2018.
Por conta do pai, Berta frequentava espetáculos desde pequena, e daí nasceu o sonho de ser atriz. Aos 14 anos, ela subiu em um palco pela primeira vez e percebeu que tinha vocação para a comédia.
A atriz construiu uma carreira de mais de sete décadas na televisão, no teatro e no cinema brasileiro, dando vida a mais de 2 mil personagens. Ela ficou conhecida por papéis marcantes em produções humorísticas, como "Zorra Total", "Escolinha do Professor Raimundo" e "A Grande Família", da TV Globo.