Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Brasil se declara livre da gripe aviária

Único foco em criação comercial aconteceu em Montenegro (RS) e já foi encerrado

Por Redação, Revista Única
18/06/2025 - 17h03
Governo espera que esses compradores retirem os bloqueios ou reduzam a área restrita - Foto: Divulgação

O Brasil se declarou livre de gripe aviária na tarde desta quarta-feira, 18 de junho, após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas, informou o Ministério da Agricultura.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O prazo começou a ser contado em 22 de maio, depois do fim da desinfecção da granja de Montenegro (RS), onde houve o primeiro e único foco da doença em aves comerciais no Brasil, em maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo comunicou o novo status à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e está notificando os países que compram frango brasileiro.

O marco é importante para que o Brasil possa normalizar as vendas no exterior, que foram alvo de embargos totais ou parciais por cerca de 80 países, desde o caso no Rio Grande do Sul.

Agora, o governo espera que esses compradores retirem os bloqueios ou reduzam a área restrita. Mas isso não deve acontecer de forma imediata (saiba mais).

“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência", afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta quarta.

"Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, acrescentou.

Os bloqueios são feitos para evitar a contaminação de granjas em outros países com material contaminado do Brasil, ainda que esta seja uma possibilidade remota.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR