Autarquias pontuam ainda defasagem em cargos
Numa carta conjunta, 11 agências reguladoras brasileiras dizem que foram “surpreendidas” com um corte orçamentário de 20%. Segundo o texto, os valores de R$ 5 bilhões, destinados pelo governo às autarquias este ano, é insuficiente frente às necessidades dos entes.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As agências também pontuam defasagem em cargos públicos, que, de acordo com a carta, chega a 65%, e dizem que número de vagas autorizadas para a realização do concurso é “insuficiente” para recompor quadros.
Os agentes destacam ainda que, a realidade vivenciada pelas agências “põe em risco toda a evolução ocorrida” ao longo dos anos, tendo em vista a situação crítica orçamentária e de pessoal que estão enfrentando.
“Fomos surpreendidos com um corte orçamentário de cerca de 20%, o que pode inviabilizar a realização das ações necessárias para que se possa minimamente continuar a fazer uma boa regulação. […] Como se não bastasse, atualmente, mais de 65% dos cargos do quadro de pessoal das Agências está vago, o que decorre de aposentadorias, exonerações e falecimento de servidores, sendo que o número de vagas autorizadas para a realização do concurso não é suficiente para recompor nem a metade desses cargos vagos”, diz o documento assinado pelas reguladoras.