Donald Trump pretende criar uma espécie de embaixada internacional em defesa da liberdade de expressão.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
E a censura que impera no Brasil desde 2018 seria um dos principais motivadores da iniciativa do presidente eleito dos EUA.
Um dos nomes ventilados para o cargo, caso ele realmente venha a ser criado, é o do megaempresário Elon Musk, dono, dentre outras coisas, da rede social X.
Sem sombra de dúvidas seria mais uma dor de cabeça para Alexandre de Moraes e para o STF.
Reunir Trump e Elon Musk numa articulação dessa natureza, considerando também o próprio Congresso americano, obviamente viria para emparedar o Supremo Tribunal Federal.
E não estamos falando da condição política de Jair Bolsonaro, que está inelegível e assim deve permanecer. Trata-se de algo muito maior e precioso, o reestabelecimento da liberdade.
Como no Brasil nós convivemos com um Congresso acovardado, um presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, serviçal e capacho.
E na Câmara um outro presidente que tem uma lista robusta de penduricalhos no STF, o que o torna omisso; diante de tudo isso é preciso mesmo que venha algo de fora para enquadrar o consórcio ditatorial STF-Planalto.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.
VER TODAS