Prefeito Agnaldo Filippi - Foto: Divulgação Não tenho amizade próxima com o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi. Nossos contatos se resumem a encontros ocasionais em eventos e algumas entrevistas. E começo por aqui justamente para deixar claro algo que considero essencial. Faço elogio, quando é justo. Isso não nasce de relação pessoal, mas de observação.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Também faço questão de registrar outro ponto importante. Não sou jornalista de ar-condicionado, de gabinete ou de escritório. Sou de ir a campo, de rodar a região, de ver com os próprios olhos e conversar com as pessoas. E essa postura, inclusive, já me levou no passado a fazer críticas ao próprio prefeito, quando considerei que algumas posições e decisões mereciam questionamento. Nunca tive dificuldade em apontar erros — de quem quer que seja.
Sempre defendi — e sigo defendendo — que a verdade precisa ser dita, goste quem gostar. Quando há erros, eles precisam ser apontados. Quando há acertos, também. E, neste caso, o reconhecimento é espontâneo.
Há muito tempo passo por Pedras Grandes. Inclusive recentemente, à noite, quando retornava do Oeste do Estado. E é impossível não notar a transformação do município. Quem conheceu a cidade alguns anos atrás lembra bem.
O acesso era limitado, com trechos longos de calçamento, sem a mínima identidade urbana. Chegava-se ao município sem sequer perceber que se estava entrando em uma cidade.
Hoje, o cenário é outro. Há asfalto, iluminação pública eficiente, calçadas que oferecem segurança para quem caminha e, principalmente, uma sensação clara de organização urbana.
Pedras Grandes passou a ter cara de cidade — e isso não é detalhe. Isso muda a autoestima da população, melhora a mobilidade, valoriza o espaço público e cria um ambiente mais acolhedor para moradores e visitantes.
Mas não é só infraestrutura. O município ganhou identidade. Ganhou charme. Uma cidade pequena, mas com simpatia, cuidado estético e uma pegada que dialoga diretamente com o desenvolvimento turístico. Esse é um mérito que precisa ser destacado.
O trabalho do atual prefeito, ao longo de seus já cinco anos de governo — período que inclui a reeleição — elevou Pedras Grandes a um novo patamar. Não se trata de propaganda, nem de alinhamento político. Trata-se de constatação.
Talvez o próprio prefeito se surpreenda ao ler este editorial. Mas, quando o trabalho é bem feito, o reconhecimento é não apenas justo, mas necessário. Pedras Grandes mudou. E mudou para melhor.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.
VER TODAS