Uma análise feita durante o Podcast do JG (Jornal da Globo) ajuda a entender o avanço do nome de Flávio Bolsonaro (PL) na disputa presidencial. O pré-candidato lidera os cenários mais recentes.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
No debate, a jornalista Renata Lo Prete e o cientista político Felipe Nunes fizeram a leitura das últimas pesquisar divulgadas e apontam três pilares que sustentam esse crescimento — e que ainda indicam pontos de desgaste do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O primeiro deles é o eleitorado feminino. Segundo a análise, Lula vem enfrentando uma perda gradual de apoio entre as mulheres nos últimos meses. Um segmento que foi decisivo em sua eleição agora demonstra sinais de afastamento — e abre espaço para adversários crescerem, algo que até pouco tempo parecia improvável.
O segundo ponto está entre os jovens. Diferente das gerações mais velhas, especialmente os eleitores com mais de 60 anos, há uma dificuldade clara de conexão entre Lula e o público mais jovem. Falta identificação e representatividade.
Mas é na classe média que o sinal mais forte aparece. De acordo com a leitura, dos dados apresentados por Felipe Nunes, esse grupo, que foi alvo direto de medidas do governo como a promessa de alívio no imposto de renda, hoje demonstra frustração.
O motivo é simples: esse eleitor se vê pressionado. Ao olhar para baixo, percebe a melhora das classes mais baixas com apoio estatal. Ao olhar para cima, enxerga cada vez mais distante a possibilidade de ascensão.
Esse conjunto de fatores ajuda a explicar não apenas o avanço de Flávio Bolsonaro, mas também o surgimento de um espaço mais amplo para candidaturas de oposição.
Nomes como Ronaldo Caiado e Romeu Zema também aparecem como beneficiários indiretos desse movimento, especialmente em cenários projetados de segundo turno.
Os números mostram além de uma simples oscilação eleitoral. Trata-se de uma mudança consolidada de humor em segmentos estratégicos do eleitorado.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.
VER TODAS