Todo passo futuro político sempre passa pela eleição anterior. Essa articulação é uma premissa para quem pensa em disputar qualquer eleição.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
No último dia 06 de outubro, as urnas deram a vitória aos prefeitos e vereadores. De olho em 2026, não podemos esquecer que os deputados federais, senadores, governadores e o presidente da República, acompanharam de perto as disputas.
Em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello (PL) saiu muito fortalecido. O seu partido elegeu 90 prefeitos, seguido por MDB – 69, Progressistas – 53 e PSD – 41 prefeitos.
Meio irônico até, o PSDB elegeu – 13, o União Brasil – 9, o PT – 7, o Republicanos – 4, Novo e Podemos – ambos 3, e o Cidadania conseguiu a eleição de 2 prefeitos no Estado.
O caminho para a reeleição de Jorginho Mello teve uma importante aresta após as eleições de domingo. Claro que situações até lá precisam ser cumpridas – não prometer “terreno na lua” e cuidados importantes sempre devem estar em alerta.
Essa constatação não se resume apenas ao PL ter sido o grande vitorioso, mas porque o PSD, que tem se preparado para tentar bater de frente, ficou atrás do MDB e Progressistas, dois partidos que atualmente integram a base de apoio no governo estadual.
Jorginho Mello venceu com folga o primeiro embate.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.
VER TODAS