Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
30 °C
19 °C

A baderna que a esquerda transformou a narrativa de golpe

Por Fabiano Bordignon
26/01/2026 - 11h54

Afinal houve, de fato, uma tentativa de golpe ou o que vimos foi uma baderna generalizada que fugiu do controle no famigerado 08 de janeiro?

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Se o atual presidente assumiu no dia 01 de janeiro, por que no dia seguinte ainda havia acampamentos em frente a quartéis? Se existia risco institucional, por que não agir imediatamente? Quem tinha autoridade naquele momento não deveria ter tomado providências para evitar qualquer possibilidade de avanço?

Isso não elimina responsabilidades anteriores. É evidente que o ambiente de radicalização já estava formado e que lideranças que inflamavam desconfiança sobre o processo eleitoral contribuíram para o cenário. Também é inegável que houve depredação, vandalismo e que os responsáveis precisam responder por seus atos.

Mas a reflexão apresentada é outra: golpe pressupõe comando, estratégia, articulação institucional. O que se viu foi organização estruturada para tomada de poder ou um ajuntamento desorganizado que terminou em quebra-quebra? Se houvesse real intenção de golpe com apoio de comando militar, por que isso não ocorreu enquanto o então presidente ainda exercia formalmente a chefia das Forças Armadas?

Há culpados? Sem dúvida. Há perguntas ainda abertas? Também. E são essas perguntas que parte da sociedade continua querendo respostas.

Fabiano Bordignon

Blog do Bordignon

Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.

VER TODAS

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2026 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR