Jorginho Mello, no mês de julho, provavelmente no início da segunda quinzena, segue para Portugal. Tem uma agenda semanal, cujo ponto alto será o início dos voos diretos da TAP entre Florianópolis e Lisboa, o que vai dar um incentivo considerável ao turismo catarinense. Isso também representará um reforço ao estado vizinho dos nossos irmãos gaúchos, que continuam sendo castigados por uma tragédia.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Jorginho Mello aproveita essa oportunidade para provocar uma situação que tem tudo para ter relação direta com a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia, em 1º de fevereiro do ano que vem.
Afinal, a definição em torno do novo comando da Alesc coincidirá com o período da próxima disputa estadual, em 2026. A vice-governadora também cumprirá uma missão internacional no mesmo período, permitindo a investidura do presidente da Assembleia, Mauro Nadal, como interino à frente da administração estadual.
Influência
Essa costura sinaliza a intenção do governador de trazer o MDB para o eixo do PL, considerando-se as articulações para a eleição dos novos dirigentes do legislativo estadual.
Força
Com os seis deputados do MDB e os 12 do PL, somam-se 18. A nova mesa é eleita com 21 votos. Os três do PP já estão alinhados com o governador do estado. Quem tem 21 votos pode ter uma maioria sólida, já que a eleição agora é por voto aberto, o que reduz a possibilidade de traições históricas.
Presidência consolidada
Em 2023, Mauro Nadal tinha 26 votos, uma vitória certa. Vale lembrar que a conquista contou com o aval do deputado Julio Garcia, que já presidiu a Casa em três oportunidades
Lealdade
No contexto pessoal, Mauro não teria como se opor a uma eventual tentativa de Garcia por um novo período no comando da Assembleia.
Partidário
Se os outros cinco deputados do MDB decidirem fechar com o governador, Mauro seguiria a orientação da bancada. Tudo indica que a situação caminhará nessa direção.
Sucessor
O nome visto com naturalidade para a presidência no primeiro ano é o do representante de Joinville, Fernando Krelling.
Divisão
No segundo ano, a pilotagem da Alesc ficará com o PL. O nome natural seria o da recordista de votos, não apenas do PL, mas de toda a Assembleia, com quase 200 mil sufrágios, Ana Campagnolo.
Blog do Prisco
Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.
VER TODAS