Décio Lima nasceu em Itajaí, fez carreira na cidade portuária, onde, aliás, já foi superintendente do Porto Municipalizado.
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Agora, como o PL ganhou as eleições municipais, este senhor, que se apresenta como um bom moço, mas é um dos maiores dissimulados e dissimuladores do sentimento de vingança e ódio em Santa Catarina, quer federalizar o terminal.
Entregar o porto, que sempre foi dos itajaienses e catarinenses, nas mãos do PT, sim, dos seus camaradas petistas, os mesmos que administram os Correios, a Petrobrás e por aí vai. Aliás, petistas, especialistas em provocar prejuízos às estatais.
Caso a federalização ocorra, os impactos negativos podem ser graves: aumento da burocracia, maior distanciamento das decisões estratégicas e o risco de que os interesses de Itajaí sejam negligenciados em prol de políticas alheias à realidade local.
Nada disso
Não por acaso, toda a sociedade itajaiense, inclusive a mídia, inclusive alguns jornalistas petistas, estão engajados no movimento para manter o porto como está.
Isolamento
O fato é que tirando a kombi de fanáticos do PT de Itajaí, que nunca sequer elege um vereador, o presidente nacional do Sebrae, que tem viajado o país inteiro, está sozinho nessa. É mais ou menos um (o raivinha vingativo do PT) contra todos e todos contra um.
Sabe tudo
O jornalista Carlos Bittencourt, o Cacá, conhecidíssimo e respeitadíssimo na cidade, assinalou em seus canais de comunicação: “Uma possível paralisação do Porto em plena alta temporada de cruzeiros, além do impacto no fluxo de cargas e contêineres, representaria um prejuízo bilionário para o município, os trabalhadores e o setor produtivo catarinense. O futuro de Itajaí não pode ser refém de picuinhas políticas. É hora de responsabilidade e união pelo desenvolvimento regional.”
Sociedade organizada
O movimento para a federalização do Porto contraria todos os setores de Itajaí, Câmara de Vereadores, a atual gestão, a própria JBS, que está à frente das operações, as empresas que operam carga geral, trabalhadores, sindicatos, e uma cidade inteira.
Prazo
O contrato de municipalização do Porto de Itajaí vence no dia 1ᵒ de janeiro de 2025. A partir dessa data, todas as operações portuárias estarão comprometidas porque todas as atividades estão vinculadas ao CNPJ da atual Autoridade Portuária. "Sem a renovação, o terminal corre o risco de paralisar, afetando diretamente a economia local e estadual," assinala Cacá Bittencourt.
Entidades
O quadro é tão preocupante que entidades como Fiesc, Facisc, sindicato dos trabalhadores portuários, além de outras organizações, já entraram no circuito para evitar a tal federalização. Que nada mais é do que o PT tomar de assalto, como é o costume, algo que não lhe pertence. Simples assim.
Correndo atrás
Por fim, importante assinalar que enquanto o prefeito eleito Robison Coelho tenta, em reuniões em Brasília, reverter o quadro, Décio Lima não é visto. Sumiu. Logo ele que gosta tanto de posar ao lado do compadre, amigo e correligionário Lula da Silva.
Tragédia anunciada
Com o comando do Porto longe de Itajaí, nas mãos de pessoas que não entendem dos negócios e politizando as ações do terminal, a receita para o futuro é uma só: o desastre total. Décio, cadê você? Ajude sua cidade, sua gente, seu estado. Deixe, por um minuto, a politicagem e o que você carrega no fígado de lado e atue como um verdadeiro representante dos interesses de Santa Catarina.
Blog do Prisco
Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.
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