A estrutura se consolidou como um símbolo de modernidade, segurança, fluidez no trânsito
Ponte Anita Garibaldi - Foto: Divulgação Na última terça-feira, 15 de julho, uma década se passou desde a inauguração da .
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Mais do que uma ligação física entre as margens do canal da Lagoa Santo Antônio dos Anjos pela BR-101, a estrutura se consolidou como um símbolo de modernidade, segurança, fluidez no trânsito e impulsionador do desenvolvimento econômico em todo o Sul de Santa Catarina.
Ponte Anita Garibaldi
Inaugurada em 2015, a construção da ponte foi a solução para um dos maiores desafios da BR-101: o antigo trecho, que frequentemente causava congestionamentos quilométricos, prejudicando o escoamento da produção e a mobilidade.
Com mais de 2,8 quilômetros de extensão, incluindo um trecho estaiado em curva de 400 metros — o maior do Brasil com essa característica — a obra é um testemunho da inovação na engenharia nacional.
Desde sua abertura, a Ponte Anita Garibaldi eliminou as históricas filas de até 20 km, especialmente durante a alta temporada, garantindo um tráfego ágil que beneficia diretamente moradores, turistas e empresas de transporte.
De acordo com a CCR ViaCosteira, mais de 40 mil veículos cruzam o equipamento diariamente. Além de sua funcionalidade vital, a ponte transformou-se em um novo cartão-postal da cidade.
Sua beleza arquitetônica e a imponência de suas torres harmonizam-se com a paisagem de Laguna, atraindo olhares e admiradores.