Beto Martins repassou aos presidentes das associações empresariais detalhes do processo
O novo edital para a concessão patrocinada do Aeroporto de Jaguaruna tem nova data para ocorrer. Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o novo edital será lançado em até 15 dias. Já a data para formalização de propostas para a Parceria Público-Privada do Aeroporto Regional Sul na B3, em São Paulo, está prevista para dia 4 de novembro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
“Adequamos o novo edital que já contempla as exigências feitas pelo Tribunal de Contas do Estado e lançaremos com, pelo menos, quatro empresas interessadas. O Aeroporto está entre as prioridades desse governo e vamos trabalhar para que esta concessão ocorra”, explicou o secretário, que assume uma vaga no Senado por 120 dias.
O anúncio dos novos prazos foi feito durante a reunião Plenária Regional Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), na noite da última terça-feira, 30 de julho, no auditório da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale). O encontro contou com a presença de presidentes e diretores das associações empresariais (ACIs) da região, além de lideranças do governo do Estado e representantes de deputados.
A reunião foi coordenada pelo vice-presidente Regional Sul da Facisc, Pedro Kuzniecow, e teve o objetivo de debater demandas prioritárias para a região Sul.
Morro dos Cavalos
Melhorias na mobilidade na BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos, também foram discutidas durante a reunião Plenária da Facisc em Braço do Norte. Geovânia de Sá, suplente de deputado federal e que atualmente está fora da Câmara dos Deputados, falou por meio de videoconferência sobre a luta para a inclusão dos túneis no cronograma de obras do Governo Federal.
“A preocupação da classe empresarial é encontrar alternativas seguras para evitar um novo bloqueio na rodovia como ocorreu há alguns meses com o desmoronamento de barreiras. A deputada informou que terá uma reunião com o ministro da Infraestrutura Renan Filho para discutir os próximos passos e garantir o comprometimento do Governo Federal com a obra. Em comum acordo, os presidentes das ACIs definiram que a pauta será levada ao presidente da Facisc para reforçar a cobrança de urgência nesta demanda”, diz a entidade empresarial.
Duplicação da SC-370
O pedido de duplicação da SC-370 está entre as bandeiras da Acivale há alguns anos e voltou a ser debatido. O coordenador Regional Sul da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Alisson da Silva, participou da reunião Plenária e ouviu as solicitações dos empresários. Eles enfatizaram a preocupação com a morosidade do processo que deve envolver desapropriações de terrenos e outros entraves.
O ex-presidente da Acivale, Evaldo Niehues Junior, lembrou que em 2022, o governo do Estado chegou a definir a empresa que seria a responsável pela elaboração do projeto de engenharia da duplicação da SC-370 no trecho entre Tubarão e Braço do Norte. O serviço seria executado pela Única Consultores de Engenharia, com sede em Florianópolis, ao custo de R$ 1.261.749,96. Porém, com a troca de governo, o projeto não teve continuidade.
“Foi acordado que um ofício será encaminhado à Secretaria de Infraestrutura para buscar informações sobre o projeto e a viabilidade da duplicação no trecho que é uma das principais rotas de turismo e escoamento da produção regional. O Coordenador da Infraestrutura se comprometeu em levar a demanda ao secretário de Estado e anunciou alguns investimentos que devem ser feitos nos próximos meses pelo governo do Estado”.
Complexo Lagunar
O desassoreamento do Rio Tubarão e a defesa do Complexo Lagunar também pautaram a reunião Plenária. O representante do deputado federal Pedro Uczai, Jackson Goulart, realizou o repasse de uma emenda de cerca de R$ 500 mil anunciada durante o 3º Fórum de Defesa do Complexo Lagunar em Imaruí. Os participantes comentaram sobre a importância de ações de desassoreamento, redragagem e investimento em saneamento básico na região.
“Essa foi uma reunião muito produtiva. Conseguimos debater diversas pautas importantes para a região e vamos continuar trabalhando para mostrar a força do associativismo na discussão de políticas públicas e na busca por soluções que atendam às necessidades da classe empresarial e de toda a população que impulsiona a economia local”, ressaltou Pedro Kuzniecow.