Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
29 °C
21 °C

Restaurada, locomotiva a vapor histórica volta à exposição, agora na Praça da Bandeira

A máquina locomotiva a vapor número 1871 totalmente restaurada pela Ferrovia Teresa Cristina (FTC)

Por Redação, Revista Única
08/12/2025 - 11h25
Locomotiva número 1871 é uma maquina para manobras, de pequeno porte - Foto: Divulgação

Desde o final da tarde da última sexta-feira, 05 de dezembro, está na Praça da Bandeira a máquina locomotiva a vapor número 1871 totalmente restaurada pela Ferrovia Teresa Cristina (FTC), e transportada pela Fam Guindastes, com patrocínio da Diamante Geração de Energia.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A máquina foi retirada da Praça England, na Avenida Nilton Augusto Sachetti, no dia 14 de novembro, e levada para a oficina central da FTC, em Tubarão, para o restauro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta manhã de segunda-feira, 08 de dezembro, servidores da Secretaria de Infraestrutura iniciaram o trabalho de pintura da base onde ela foi colocada e a instalação de decoração natalina. A escolha pela Praça da Bandeira já tinha sido anunciada no dia da retirada do local onde se encontrava e foi muito bem aceita pela população.

Segundo a museóloga Silvana Silva de Souza, do Museu Ferroviário de Tubarão, a locomotiva número 1871 é uma maquina para manobras, de pequeno porte, fabricada pela empresa inglesa Manning Wardle Company,  mesma fabricante de duas outras locomotivas  a vapor: uma, de manobra,  classe 0-6-0 ST, nº 2, de 1916, localizada no Museu Ferroviário de Tubarão e a locomotiva  a vapor, manobreira, classe 0-6-0 ST, nº 3, de 1916, localizado no Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo. Ambas pertencem ao acervo do Museu Ferroviário de Tubarão.

De acordo com Silvana, ao contrário do que se supõe, o número 1871 não é o ano de fabricação da máquina já que, de acordo com sua pesquisa, as máquinas desta empresa, trazidas ao Brasil, teriam sido fabricadas entre 1912 e 1916. Segundo Silvana, o número estampado na lateral provavelmente tem relação com a numeração de patrimônio da máquina.

Esta locomotiva, pertencente à prefeitura de Capivari de Baixo foi restaurada pela FTC em 2018, quando se encontrava no pátio da Secretaria de Infraestrutura (Obras). Depois de restaurada também pela FTC, ganhou nova casa, coberta e cercada, até o último dia 14 de novembro.

“Agradecemos a todas as empresas e instituições parceiras que nos ajudaram nesta tarefa e agora vamos ter mais um atrativo turístico e cultural, em especial neste período de Natal, com a máquina histórica toda iluminada”, diz o prefeito Claudir Bitencourt.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR