Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Quase 250 kg de resíduos contaminantes recolhidos junto à população são entregues ao IMA

Último recolhimento ocorrido foi em março

Por Redação, Revista Única
11/09/2025 - 12h47
O descarte inadequado deste tipo de resíduo contamina o solo e a água com metais pesados e substâncias tóxicas - Foto: Divulgação

A prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Comissão Municipal do programa Penso, Logo Destino (PLD) entregou na semana passada ao Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC) 219 kg de eletroeletrônicos e lâmpadas de led e 25 kg de pilhas e baterias.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Esta foi a quantidade de resíduos sólidos contaminantes e poluentes entregues pela população nos últimos cinco meses, desde o último recolhimento feito pelo IMA no município, ocorrido em 31 de março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prefeitura de Capivari de Baixo possui diversos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) espalhados em locais estratégicos do município.

Veja quais os pontos de entrega

PEV de eletroeletrônicos

Ginásio Municipal Poliesportivo Juan Manuel dos Santos – Centro (7h às 13h)

Pronto Atendimento – Rua Tarcísio Vilela, 1450 – Bairro Caçador (7h às 24h).

PEV de pilhas e baterias

Ginásio Municipal Poliesportivo Juan Manuel dos Santos – Centro (7h às 13h)

Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) (8H às 17H)

Centros de Educação Infantil (CEI) (7h às 19h)

Unidades Básicas de Saúde (UBS) (7h às 16h)

Vigilância em Saúde (anexo do Centro II – 7h às 16h)

Pronto Atendimento (7h às 24h).

Prefeitura (7h às 13)

PEV de lâmpadas

Câmara de Vereadores. (8h às 18h)

Pneus

A prefeitura, através da Secretaria de Gestão e da Fazenda anunciará em breve o local e horários de recebimento de pneus. Portanto, o PVE de pneus voltará a funcionar, como já ocorreu até 2023.

Motivos para não descartar resíduos inadequadamente

União, Estados e Municípios têm avençado quanto às discussões de uma correta disposição dos resíduos sólidos, em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010, pela Lei nº 12.305.

O descarte inadequado de eletroeletrônicos, lâmpadas e pilhas baterias contamina o solo e a água com metais pesados e substâncias tóxicas como mercúrio, cádmio e chumbo. Isso afeta a saúde humana, causando doenças neurológicas, renais e inflamatórias, e prejudica a fauna e a flora.

Além disso, o descarte incorreto pode causar incêndios, problemas respiratórios e o entupimento de sistemas de saneamento, sendo crucial o destino para pontos de coleta e reciclagem específicos.

O PLD foi idealizado pelo IMA com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina​. A ação tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o Estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

A adesão do município ao Penso, Logo Destino foi um ato importante, pois permitiu criar os PEV e, com isso, diminuir o descarte inadequado de resíduos tóxicos, além de iniciar o trabalho de educação ambiental relacionada à questão desta categoria de resíduos.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (48) 99221- 9536 ou e-mail [email protected].

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR