Golpistas se passam por advogados
O órgão esclarece que o município não entra em contato com cidadãos que são parte em processos - Foto: Reprodução A Procuradoria Jurídica da prefeitura de Capivari de Baixo alerta a população sobre tentativas de golpe que estão ocorrendo no município, por golpistas que se passam por advogados e propõem acordos judiciais em nome da Procuradoria e de procuradores.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O órgão esclarece que o município não entra em contato com cidadãos que são parte em processos, seja por telefone, mensagem ou qualquer tipo de abordagem direta, para tratar de valores ou propostas relativos a processos judiciais.
A Dra. Ana Luiza Daufenback, procuradora jurídica, que teve seu nome citado em uma mensagem de um dos golpistas, esclarece que nem existe a possibilidade de acordo nos processos em que o município figure como parte.
“Nosso alerta é para que as pessoas que receberem este tipo de mensagem, ignorem, não repassem nenhuma informação e, muito menos, façam depósitos ou pix. O setor jurídico do município, salvo nos casos expressamente autorizados por lei e formalizados perante o Poder Judiciário, não propõe acordos em processos”, enfatiza a procuradora.
A Procuradoria reitera que não fornece dados processuais a terceiros nem realiza tratativas extraoficiais.
Qualquer comunicação legítima ocorre exclusivamente pelos autos judiciais, por meio de intimação oficial ou publicação no Diário da Justiça. Qualquer contato fora deste cenário deverá ser considerado tentativa de golpe.
Nos casos que foram denunciados hoje, conforme “print” da mensagem, o golpista se passa por um advogado, informando que houve uma atualização no processo e cita o nome da procuradora Ana Luiza Daufenback, que estaria propondo um acordo.
A próxima ação do golpista é solicitar um “adiantamento” para dar continuidade ao acordo. No contato desta mensagem aparecem número de telefone e foto, certamente clonados ou adulterados.
Ao receber qualquer mensagem suspeita, o cidadão deve encerrar a conversa e denunciar o fato. O contato da Ouvidoria do município é 48 3621.4448 (Whatsapp).