Os 19 municípios poderão adquirir os produtos das empresas selecionadas
Iniciou hoje (09), às 00h01 o período de recebimento de propostas de empresas interessadas em participar do Pregão Eletrônico para Registro de Preços (04/2025), do CISAMUREL, para 200 itens de medicamentos para possível compra dos mesmos pelos 19 municípios consorciados.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O prazo limite para recebimento das propostas é no próximo dia 25 de abril, às 08h29. Um minuto depois iniciará o pregão. Todo o processo é feito eletronicamente.
O edital com todas as informações úteis está publicado no portal https://www.portaldecompraspublicas.com.br e também pode ser acessado no portal do CISAMUREL: https://cisamurel.sc.gov.br/
As empresas vencedoras serão aquelas que oferecerem o menor preço, desde que os medicamentos estejam de acordo com as especificações do edital. Os contratos serão feitos entre o CISAMUREL e as empresas vencedoras, válidos por um período de 6 meses. Neste prazo os municípios poderão fazer a compra pelo portal de compras do consórcio.
Dentre os benefícios da compra compartilhada estão:
– Economia de escala – Quanto maior o volume comprado, menor tende a ser o preço unitário dos medicamentos. Empresas oferecem melhores condições por contratos mais robustos.
– Maior poder de negociação – A união de diferentes órgãos ou municípios fortalece o poder de barganha frente aos fornecedores.
– Padronização e eficiência – Permite a padronização de medicamentos entre os participantes. Reduz custos administrativos ao centralizar processos de cotação, julgamento e contratação.
– Redução de tempo e retrabalho – Diminui a duplicidade de esforços na elaboração de editais e condução de processos. Libera as equipes dos municípios para se dedicarem a outras atividades estratégicas.
– Planejamento e logística aprimorados – Facilita o controle e planejamento de estoques.
– Maior atratividade para fornecedores – Um edital com grande volume e abrangência atrai mais participantes. Pode aumentar a concorrência e reduzir o risco de licitações fracassadas.
– Transparência e conformidade – A realização de processos conjuntos tende a ter maior visibilidade pública. Garante maior controle social e observância das normas legais.