Ação do Gaeco e Polícia Militar Ambiental realiza diligências na região
Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos contra 12 pessoas que residem em SC - Foto: Divulgação A "Operação "Libertas" cumpre nesta manhã de quarta-feira, 29 de outubro, 11 mandados de busca e apreensão contra 12 pessoas suspeitas de incidir em crimes contra a fauna silvestre, todos expedidos pela Vara Regional de Garantias de Joinville. Armazém é um dos municípios alvo da ação.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Tais medidas integram uma ação nacional, batizada de Projeto Libertas, que visa fortalecer a atuação do Ministério Público no combate aos crimes contra a fauna por meio de análises, estratégicas e aprimoramento jurídico.
A ação é realizada o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Polícia Militar, por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), em apoio à 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.
As ordens judiciais estão sendo executadas de forma simultânea nas cidades de Joinville, Florianópolis, Armazém, Joaçaba, Águas Mornas, Araranguá e Brusque. Durante o cumprimento dos mandados foram realizadas seis prisões em flagrante, trÊs pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e três pelo crime do uso de documento falso.
O objetivo da operação é apreender materiais relacionados à prática delituosa visando trazer subsídios que confirmem materialidade e autoria no contexto investigativo, verificando ainda eventuais situações de flagrante contra a fauna silvestre, garantindo atendimento e proteção aos animais eventualmente apreendidos.