Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
18 °C
17 °C

Novo recorde mensal é registrado no Porto de Imbituba

A atividade portuária registrou a operação de aproximadamente 700 mil toneladas de cargas

Por Joyce Santos
14/12/2023 - 10h40.Atualizada em 14/12/2023 - 10h42
Foram 23,3% a mais que o mês de outubro - Foto: Divulgação

O Porto de Imbituba alcançou um novo recorde mensal em movimentação de cargas no mês de novembro, consolidando-se como uma alternativa logística competitiva. A atividade portuária registrou a operação de aproximadamente 700 mil toneladas de cargas, representando um crescimento de 23,3% em comparação ao mês anterior e 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Durante o mês de novembro, 19 navios foram atendidos, resultando em uma média de 36,8 mil toneladas por embarcação, uma marca 43,5% superior à média dos demais meses deste ano. As exportações continuam sendo o principal fluxo de produtos movimentados pelo Porto, destacando-se cargas como coque de petróleo, sal, soja, farelos de milho e de soja, além de contêineres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, ressalta que os números refletem o crescimento no desempenho do Porto, destacando o trabalho e a gestão portuária eficientes. O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, destaca que o novo recorde histórico para novembro, aliado à marca anual total, demonstra a consolidação do Porto como uma alternativa logística competitiva.


Em 2023, o Porto de Imbituba apresenta uma média mensal de movimentação de 637 mil toneladas, totalizando mais de 7 milhões de toneladas transportadas em 270 navios. As exportações representam 52,4% do total, registrando um aumento de 47,3% na tonelagem enviada ao exterior em comparação ao mesmo período do ano anterior.

As importações garantem 36% das operações, apesar de uma redução de 21,8% em relação ao ano passado. A cabotagem representa 11,6% da movimentação do Porto, com uma queda de 5,6% na tonelagem em comparação ao ano anterior.


As principais cargas transportadas no ano são do segmento de granéis sólidos, com destaque para coque de petróleo, farelos de milho e soja, contêineres, sal, milho e soja. Recordes de movimentação foram alcançados nas cargas de sal e farelos. Até novembro, as operações de importação e exportação movimentaram mais de 1,8 bilhão de dólares, com destaque para países como Singapura, Irã, China, Vietnã, Portugal, EUA, Chile, Colômbia e Argentina.


A expectativa para dezembro é que o Porto de Imbituba movimente cerca de 7,6 milhões de toneladas, o que, se confirmado, resultará em um novo recorde histórico e um crescimento de 6,7% em relação ao ano anterior.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR