A informação foi confirmada pelo oceanógrafo Douglas Nemes
O surfista e campeão mundial Lucas Chumbo encarou a gigante onda - Foto: Reprodução A confiramão da maior onda já surfada no Brasil, na Laje da Jagua, em Jaguaruna,consolida o local como a capital das ondas grandes no país. A altura foi confirmada na última quinta-feira, 14 de agosto, pelo oceanógrafo Douglas Nemes.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O surfista e campeão mundial Lucas Chumbo encarou a gigante onda de 14,82 metros de altura no último dia 30 de julho. Neste dia a passagem de um ciclone extratropical provocou ondas imensas como a registrada no novo recorde.
A medição foi feita por meio de um método com inteligência artificial, que analisa imagens e aplica cálculos matemáticos para determinar a altura exata entre a base e a crista da onda.
"A partir de uma análise dele de várias fotografias dele ereta e abaixado, faz todo o esqueleto da onda, insiro equações matemáticas das ondas e insiro a distância entre a base e a crista. Isso aqui é feito cem vezes para me dar uma confiança adequada, de maneira científica, chegar em um valor confiável", explicou o oceanógrafo.
O feito e a medição com uso de inteligência artificial foi destaque na edição do Jornal Nacional, na Rede Globo, ontem.