A máquina, içada por um caminhão munk e levada em um caminhão-prancha até a oficina da Ferrovia Tereza Crisitina (FTC)
Novo restauro é patrocinado pela FTC - Foto: Divulgação Uma operação que mobilizou diversas entidades e órgãos nesta sexta-feira, 14 de novembro de manhã, retirou a locomotiva a vapor histórica fabricada possivelmente no início do século XX, que estava exposta na Praça England, na Avenida Nilton Augusto Sachetti (em frente ao lago da Diamante Geração de energia), em Capivari de Baixo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A máquina, içada por um caminhão munk e levada em um caminhão-prancha até a oficina da Ferrovia Tereza Crisitina (FTC), em Tubarão, será restaurada.
Depois de pronta, será trazida de volta a Capivari de Baixo, mas ganhará novo local de exposição: a Praça da Bandeira.
Para a retirada e transporte da locomotiva foi necessária a mobilização e contribuição da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Guarda Municipal, Polícia Militar, e das empresa Fam Guindastes, FTC e Diamante Geração de Energia.
Sobre a máquina
Segundo a museóloga Silvana Silva de Souza, do Museu Ferroviário de Tubarão, a locomotiva número 1871 é uma maquina manobreira de pequeno porte, fabricada pela empresa inglesa Manning Wardle Company, mesma fabricante de duas outras locomotivas a vapor: uma, manobreira, classe 0-6-0 ST, nº 2, de 1916, localizada no Museu Ferroviário de Tubarão e a locomotiva a vapor, manobreira, classe 0-6-0 ST, nº 3, de 1916, localizado no Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo. Ambas pertencem ao acervo do Museu Ferroviário de Tubarão.
Ao contrário do que se supõe, de acordo com Silvana, o número 1871 não é o ano de fabricação já que, de acordo com sua pesquisa, as máquinas desta empresa, trazidas ao Brasil, teriam sido fabricadas entre 1912 e 1916. Segundo Silvana, o número estampado na lateral provavelmente tem relação com a numeração de patrimônio da máquina.
Esta locomotiva, pertencente à prefeitura de Capivari de Baixo foi restaurada pela FTC em 2018. Ela se encontrava no pátio da Secretaria de Infraestrutura (Obras), onde estava ao relento. Depois de restaurada pela FTC, ganhou nova casa, coberta e cercada, até hoje de manhã.
Agora, depois do novo restauro, mais uma vez patrocinado pela FTC, a locomotiva será colocada na Praça da bandeira, região central da cidade. A estimativa que a locomotiva esteja na Praça da Bandeira em até 25 dias.