A propositura da homenagem foi do 1º secretário e vereador, Eraldo dos Santos
O trabalho da intérprete e professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Ágatha Nascimento dos Santos Camilo, foi reconhecido na sessão desta segunda-feira, 26 de junho, na Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo com uma moção de aplausos e reconhecimento. A propositura da homenagem foi do 1º secretário e vereador, Eraldo dos Santos.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Ághata ministra o curso Extensão em libras, em Capivari de Baixo. As aulas tiveram início na última sexta-feira, 23 de junho. Segundo Eraldo, o objetivo do curso é conhecer a língua Brasileira de Sinais unindo teoria e prática de forma integrada.
"Por meio dela, é possível promover mais acessibilidade na comunicação para pessoas surdas e deficientes auditivas, o que foi conquistado através de muito esforço e ainda faz parte de uma batalha diária na vida de muitos brasileiros. A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes", enfatiza o parlamentar.
No púlpito no plenário, enquanto o legislador falava ao microfone, a docente realizava a interpretação ao seu lado. É uma missão, uma doação. Trabalhar com Inclusão não é fácil e ainda é pequeno o reconhecimento da sociedade. Um trabalho maravilhoso, que precisa ser mostrado", assegura o legislador.
No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em 2002, por meio da Lei Nº 10.436, regulamentada pelo Decreto 5.626, em 2005.