O filhote de 5,7 metros de comprimento estava em avançado estágio de decomposição
Nesta sexta-feira, 04 de julho, uma baleia-franca sem vida encalhou na Praia da Vila, em Imbituba. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) esteve no local para orientar junto ao Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICM Bio, os procedimentos de coleta de amostras e sepultamento da carcaça do animal.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O filhote de 5,7 metros de comprimento estava em avançado estágio de decomposição. O mesmo filhote havia sido avistado na última quinta-feira, 03, por pescadores boiando em alto mar, já morto nas proximidades do encalhe.
Este foi o segundo registo de encalhe de baleia-franca nesta temporada. A causa da morte será investigada pela equipe da UDESC, responsável pelo Trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias/PMP-BS, do qual a praia da Vila faz parte.
Em casos de encalhes de animais mortos, é essencial reportar aos órgãos competentes o local e outras informações possíveis, sempre úteis aos responsáveis.
Também não é recomendável, em nenhuma hipótese, se aproximar do animal, sob risco de contaminação biológica. As barbatanas do mamífero serão doadas para fazer parte do acervo do Museu da Baleia de Imbituba.