Aves silvestres sem autorização para criação em cativeiro foram recolhidas
Uma operação em Armazém flagrou crimes ambientais e violação de normas sanitárias em um torneio de canto de pássaros. A Polícia Militar de Gravatal e Armazém deram suporte à ação da Cidasc e Polícia Militar Ambiental no último domingo, 28 de janeiro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A competição era irregular, uma vez que eventos com aglomeração de aves seguem suspensos devido à emergência zoossanitária contra a influenza aviária, conforme nota técnica emitida pela Cidasc no mês de janeiro. Entre os 40 pássaros apreendidos, havia espécies silvestres sem autorização para serem criadas em cativeiro.
Com a chegada da fiscalização, parte dos participantes tentou fugir com as aves e largar as gaiolas em meio a vegetação próxima a um rio. Ainda assim, os policiais conseguiram flagrar a prática ilícita. A Cidasc emitiu seis autos de infração e a Polícia Militar Ambiental lavrou 23 termos circunstanciados e mais 16 autos de infração ambiental.
Este é o segundo evento em uma semana que foi encerrado pela Cidasc e Polícia Militar Ambiental. Os donos das aves responderão, entre outros crimes, aos previstos no Art. 24 do Dec. 6514/2008, 29 da Lei 9.605/98 além do art. 268 do Código Penal.