Os servidores atuavam na área da Saúde em Imbituba
Um inquérito policial eleitoral foi concluído pela Polícia Civil que indiciou 11 funcionários públicos de Imbituba, ligados à Saúde, por fatos criminosos praticados durante as eleições de 2022.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A apuração demonstra que os servidores municipais utilizaram-se da estrutura administrativa do município visando beneficiar candidatos aos cargos eletivos de deputado federal, deputado estadual, senador e governador. De acordo com a polícia, os candidatos seriam do Partido dos Trabalhadores (PT).
Com a conclusão do inquérito, além da referida prática criminosa, ficaram demonstrados os crimes de associação criminosa, compra de votos (corrupção eleitoral) e falsidade ideológica.
Início das investigações
As investigações iniciaram em novembro de 2022, quando vereadores de Imbituba apresentaram provas indicando que funcionários públicos da secretaria de Saúde estavam se utilizando do horário de expediente e de veículos da prefeitura para beneficiar candidatos do Partido dos Trabalhadores em três oportunidades: nos dias 2/9, 24/10 e 26/10.
Os fatos foram levados ao Ministério Público Eleitoral e encaminhados para a delegacia da comarca.Realizadas as diligências necessárias, a Polícia Civil representou pela busca e apreensão nos endereços dos envolvidos e na secretaria de Saúde, pela suspensão do cargo público e por outras medidas cautelares de proteção a testemunha.
“Durante esse período, o Setor de Investigação e Capturas da Polícia Civil de Imbituba analisou todo o material, quando ficou constatado um núcleo criminoso instalado dentro da secretaria de Saúde, que atuou durante as eleições de 2022 visando angariar votos”, informou a PC.