O VSR é a principal causa de bronquiolite e pneumonias graves em bebês
A vacina é indicada para gestantes entre 24 e 36 semanas de gestação - Foto: Divulgação A Secretaria Municipal de Saúde de Capivari de Baixo inicia amanhã, quarta-feira, 10 de dezembro, a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O imunizante, chamado Abrysvo, passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante com o objetivo de proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida.
O VSR é a principal causa de bronquiolite e pneumonias graves em bebês, e a vacinação é uma estratégia fundamental para reduzir as complicações respiratórias e o número de hospitalizações nessa faixa etária.
A vacina é indicada para gestantes entre 24 e 36 semanas de gestação. A aplicação entre 24 e 27 semanas deverá ser realizada a critério do obstetra.
Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Arent, a imunização tem como meta reduzir em 80% os casos graves de síndromes respiratórias. “O ideal é que a gestante receba a dose pelo menos 15 dias antes do parto, garantindo tempo suficiente para a transmissão dos anticorpos ao bebê via placenta. A segurança da vacina é aprovada pela Anvisa”, comenta.
O coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Vargas, destacou o compromisso da gestão: “A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo, através da Vigilância em Saúde, tem por prioridade cuidar de cada munícipe com respeito, ética e dedicação. Nosso compromisso é proteger mamães e bebês, oferecendo atenção de qualidade e segurança em todas as ações de saúde”, encerra.
A aplicação das doses acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Três de Maio, Santa Lúcia e Centro II. Além disso, a partir da próxima segunda-feira, 15 de dezembro, a vacina BCG estará disponível na UBS Santa Lúcia.