A iniciativa foi oficializada pela Portaria Conjunta SGG/SEF nº 65/2025, publicada no Diário Oficial do Estado nesta semana
Convênio firmado entre o Estado e o Município - Foto: Divulgação O município de Capivari de Baixo foi contemplado com R$ 102.750,00 por meio do programa “Pet Levado a Sério”, do Governo do Estado de Santa Catarina, destinado ao controle populacional de cães e gatos.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A iniciativa foi oficializada pela Portaria Conjunta SGG/SEF nº 65/2025, publicada no Diário Oficial do Estado nesta semana.
O convênio firmado entre o Estado e o Município prevê a aplicação dos recursos em campanhas de castração, ações de conscientização e apoio a programas municipais voltados à saúde e bem-estar animal.
O programa “Pet Levado a Sério” é uma iniciativa estadual que busca apoiar os municípios na implementação de políticas públicas de proteção e controle populacional de cães e gatos, promovendo saúde pública e bem-estar animal.
Aplicação dos recursos
A prefeitura já possui a Assessoria de Bem-estar Animal, que oferece o serviço de esterilização (castração) de animais domésticos de pequeno porte gratuitamente a todas as pessoas que a renda da família não ultrapasse três salários mínimos, os cadastrados no CAD único, bolsa família e os protetores de animais.
Basta apresentar o CPF,RG, comprovante de residência, comprovante de renda ou carteira de trabalho de todos que tem renda fixa, título de eleitor e quem têm Bolsa Família ou CADúnico, o comprovante. O WhatsApp é (48) 3623-0606 e e-mail é [email protected] .
Através deste serviço a prefeitura oferece 90 castrações mensais. Agora, pelo Pet Levado a Sério serão oferecidas mais 514 castrações. O diferencial é que as castrações feitas pelo programa do Governo do Estado serão feitas de forma itinerante, em unidades móveis, em vários bairros do município. Além das castrações e microchipagens que serão feitas, os recursos também serão aplicados em campanhas educativas.
A prefeitura fez um levantamento através das agentes comunitárias de saúde e tem o número aproximado de animais domésticos por bairro, somados castrados e não castrados. Pelo levantamento os números são:
Centro: 923
Ilhotinha: 385
Alvorada: 92
Três de Maio: 340
Santo André: 357
Caçador: 613
Santa Lúcia: 691
Vila Flor: 733