Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Anac limita voos comerciais no Aeroporto de Jaguaruna

Decisão foi motivada pela necessidade de ajustes na infraestrutura e segurança operacional

Por Redação, Revista Única
22/10/2025 - 13h22.Atualizada em 23/10/2025 - 10h28
Pousos e decolagens ocorrerão conforme o limite estabelecido - Foto: Jonatã Rocha

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) limitou as frequências de voos comerciais no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A decisão foi motivada pela necessidade de ajustes aos elementos de infraestrutura e segurança operacional. A restrição ficou delimitada em 12 voos comerciais até 28 de março de 2026.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comunicado, a Anac informou que as melhorias foram solicitadas há três anos. Porém, o prazo, previsto pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC), encerrou no dia 3 de outubro de 2025.

Agora, o local deverá promover uma série de ajustes, até que as melhorias sejam implementadas. Pousos e decolagens ocorrerão conforme o limite estabelecido, sendo que as restrições poderão ser retiradas após a realização das adequações. 

Segundo a Anac, o local precisará promover uma série de ajustes, como compatibilização da largura da pista de pouso e decolagem com as aeronaves que as companhias aéreas utilizam na localidade, manutenção de faixa preparada, que deve ficar limpa e livre de obstáculos, além de delimitação da Área de Segurança de Fim de Pista e instalação de Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação.

Conforme a superintendente do Aeroporto Regional Sul, Marcia Aparecida da Silva Santos, a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil não impactará nas operações realizadas. No momento, são operados dez voos comerciais semanais no local. Entretanto, com as aeronaves 4C, que fazem parte desta restrição, são realizados em média entre cinco e seis voos por semana.

“A restrição é de 12 voos com aeronaves 4C. Então, temos uma margem para operar mais uns seis voos por semana, em média, com essas aeronaves. A decisão é visando a garantia da segurança operacional, entendemos isso e estamos elaborando um estudo para garantir as operações 4C mantendo concomitantemente a segurança operacional das nossas operações. Todavia, nem todos os voos comerciais semanais entram neste limite”, explicou, em entrevista ao Portal Engeplus. 

Além do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, outros seis aeroportos regionais também tiveram a frequência de voos comerciais limitadas. Os locais são dos municípios de Araçatuba (SP), Passo Fundo (RS), Presidente Prudente (SP), São João do Rio Preto (SP), Fernando de Noronha (PE) e Caxias do Sul (RS). 

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR