Eem Capivari de Baixo, programa envolve a Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Municipal da Defesa Civil
Estudantes dos 6º e 7º anos receberam na manhã desta segunda, 01 - Foto: Divulgação Estudantes dos 6º e 7º anos da Escola Municipal de Educação Básica Stanislau Gaidzinski Filho receberam na manhã desta segunda, 01 de dezembro, certificados de participação no Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) ao longo do ano letivo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O programa Defesa Civil na Escola é uma proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina visando promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes, na população frente a ocorrência de eventos adversos.
Ele é executado em parceria com os municípios, e em Capivari de Baixo, envolve a Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Municipal da Defesa Civil.
Professoras foram capacitadas pela defesa Civil estadual para inserir os conteúdos na grade curricular das escolas. Os alunos aprenderam sobre meio ambiente, riscos e desastres, primeiros socorros, adaptação climática, solidariedade e autoproteção, entre outros temas, tornando-se multiplicadores desse conhecimento em suas comunidades.
Além do conteúdo aplicado pelas professoras, os estudantes tiveram palestras proferidas pelo coordenador da Defesa Civil de Capivari de Baixo, Adilson da Silva Pacheco. “É muito importante levar estas informações aos alunos desta faixa etária para que desde cedo tenham conhecimento e consciência do que representa a Defesa Civil. E sempre que possível lembro a eles que a Defesa Civil somos todos nós” argumenta o coordenador.
A participação das escolas se dá por adesão. Em Capivari foram contempladas quatro escolas do município e duas estaduais, envolvendo 264 alunos.
Participaram da solenidade a secretária municipal de Educação Magali Pickler Isidoro Pereira, o coordenador da Defesa Civil Municipal Adilson da Silva Pacheco, a diretora da EMEB Stanislau Carla Regina Thomé Xavier, e as professoras responsáveis pelo Programa Defesa Civil na Escola na referida unidade de ensino, Adriana Ávila de Medeiros e Cristiane Cardoso Flôr.
Sobre o programa
O PDCE tem como foco principal introduzir no currículo a temática de Proteção e Defesa Civil, capacitando os professores e alunos para atuarem de forma compartilhada e eficaz na redução de riscos e gestão de desastres junto à comunidade e a Defesa Civil do município.
É um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.
A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), Lei 12.608 de 2012, tem em seus principais preceitos a autoproteção e o programa Defesa Civil na Escola é uma forma de assegurar o cumprimento da referida legislação.
A Defesa Civil de Capivari de Baixo e a EMEB Stanislau Gaidzinski Filho, promoveram a formatura dos alunos que participaram de palestras proferidas pela equipe da Defesa Civil ao longo de 2025 e aulas com professores capacitados no assunto.
As palestras tiveram o objetivo de apresentar o trabalho da Defesa Civil e conscientizar os estudantes sobre prevenção e segurança em situações de risco. Professores receberam capacitação através de vídeo-aulas da Defesa Civil Estadual e, posteriormente, o tema foi levado à sala de aula. As palestras e as aulas ministradas fazem parte das atividades educativas desenvolvidas pela Defesa Civil no município, fortalecendo a cultura da prevenção entre crianças e jovens.
“As palestras são proferidas também em outras escolas municipais, bem como as aulas ministradas pelos professores, e sempre com os mesmos objetivos. É muito importante levar estas informações aos alunos desta faixa etária para que desde cedo tenham conhecimento e consciência do que representa a defesa Civil”, argumenta o coordenador da Defesa Civil de Capivari de Baixo, Adilson da Silva Pacheco, que ministrou as palestras nas unidades escolares.