Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
19 °C
3 °C

Jorginho Mello lança edital da ViaMar, projeto integra pacote de R$ 7 bilhões

Projeto prevê corredor de 145 quilômetros paralelo à BR-101

Por Redação, Revista Única
24/06/2026 - 16h19.Atualizada em 24/06/2026 - 17h32
Governador do Estado lançou o edital de licitação para o início das obras de um dos maiores projetos de infraestrutura viária de Santa Catarina nesta quarta, 24 - Foto: Roberto Zacarias

A aguardada rodovia ViaMar deu mais um passo para sair do papel. Nesta quarta-feira, 24 de junho, o governador Jorginho Mello lançou o edital de licitação para o início das obras de um dos maiores projetos de infraestrutura viária de Santa Catarina. A cerimônia ocorreu na Estação Experimental da Epagri, em Itajaí.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Nesta fase, a licitação contempla o lote 4 do empreendimento, que prevê a implantação de uma nova ligação rodoviária entre os municípios de Navegantes e Brusque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projetada para ser uma alternativa à BR-101, a ViaMar terá aproximadamente 145 quilômetros de extensão e deverá conectar importantes cidades do Litoral Norte e do Vale do Itajaí, incluindo Joinville, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú, Luiz Alves, Navegantes e Itajaí, seguindo posteriormente até a Grande Florianópolis.

A proposta é reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre o Norte catarinense e a Capital. Atualmente, o trajeto entre Joinville e Florianópolis pode ultrapassar três horas em períodos de grande movimento ou em situações de congestionamento na BR-101. Com a nova rodovia, a expectativa é que o percurso seja realizado em cerca de uma hora.

O projeto será executado por meio de uma parceria público-privada (PPP) e prevê uma estrutura moderna, com três pistas em cada sentido, totalizando seis faixas de rolamento, além de velocidade operacional de até 120 km/h.

O prefeito de Itajaí, Robison Coelho, destacou a importância da obra para a mobilidade regional e antecipou o anúncio feito pelo governo estadual.

“Na próxima quarta-feira, o governador Jorginho Mello vai estar aqui em Itajaí para anunciar a ViaMar, uma rodovia importante que vai conectar desde Joinville até Florianópolis, iniciando por esse trecho aqui de Itajaí”, afirmou em publicação nas redes sociais.

Considerada uma das principais apostas do governo catarinense para desafogar o tráfego no litoral, a ViaMar integra um amplo pacote de investimentos voltados à infraestrutura e à mobilidade da região. Somados, os projetos em execução e planejamento para o Litoral Norte ultrapassam R$ 7 bilhões em investimentos.

A expectativa é que a nova rodovia contribua para melhorar a logística estadual, impulsionar o desenvolvimento econômico e oferecer mais segurança e agilidade aos motoristas que circulam entre as principais cidades de Santa Catarina.

O governador Jorginho Mello apontou detalhes deste primeiro passo à imprensa durante o ato em Itajaí.

:: Clique aqui ou no botão azul abaixo para assistir o vídeo no Instagram

 

  • 1 / 1
Obra dever encurtar tempo de viagem entre Joinville e Florianópolis de três horas para uma hora - Foto: Roberto Zacarias

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2026 Copyright Revista Única

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR