Município investe em atrações históricas, culturais e educativas para atrair visitantes
Prefeito Agnaldo Fillippi intensifica o turismo no município - Foto: Reprodução Pedras Grandes se prepara para receber cerca de 70 motorhomes em seu primeiro encontro de grande porte dedicado a esse segmento. A iniciativa reforça a estratégia do município de consolidar-se como destino turístico regional, apostando na história da imigração italiana, na cultura, na educação e em novas atrações.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo o prefeito Agnaldo Filippi, a prefeitura disponibiliza toda infraestrutura para receber os participantes, incluindo pontos de água, energia elétrica, internet, banheiros e suporte de saúde, com ambulância à disposição. A expectativa é ampliar a presença de visitantes e movimentar a economia local.
A cidade já vem recebendo grupos de estudantes de escolas da região durante a semana. A proposta é manter a intensidade em transformar Pedras Grandes em uma espécie de sala de aula a céu aberto, reunindo atrações como o Parque Casa dos Arcos, a locomotiva no Centro, a Torre de Pisa, o Cemitério do Imigrante Italiano e a roda d’água instalada na área central.
Agnaldo também pontua que o município também avança na implantação de novos espaços culturais. Entre os projetos estão o museu digital e interativo sobre a colonização italiana, na Torre de Pisa, e o Museu da Fluorita, que contará com um acervo ligado à geologia regional e à história da atuação do Grupo Votorantim. A prefeitura também projeta um Museu do Vinho para o Parque Casa dos Arcos.
Outra atração é a aeronave A-1 AMX, de origem ítalo-brasileira, instalada no município como referência à história da aviação. A iniciativa integra um conjunto de ações que inclui iluminação cênica, criação de praças e valorização do turismo religioso.
Na área de infraestrutura, a administração municipal informa que foram realizados R$ 73 milhões em investimentos ao longo dos seis anos de gestão. Também estão em andamento os últimos trabalhos de pavimentação do trecho que liga Pedras Grandes a Treze de Maio, enquanto avança o projeto de pavimentação da Rota das Águas Termais, com investimento previsto de R$ 25 milhões, ligando o município a Cocal do Sul.
Com o encontro de motorhomes e a ampliação das atrações turísticas, Pedras Grandes busca fortalecer sua identidade como destino regional, valorizando a marca “Pedras Grandes — Colônia Azambuja, 1877” e estimulando novas oportunidades para o comércio e os serviços locais.
:: Acesse aqui ou no botão azul abaixo para assistir no Instagram