Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
20 °C

Tubarão reinaugura Casa da Cidade e Praça Pery Camisão com homenagem à história local

Cerimônia também marcou a entrega de um veículo para a Saúde Mental

Por Joyce Santos/Revista Única
10/10/2026 - 12h07.Atualizada em 10/10/2026 - 16h00
Espaços foram revitalizados e ganharam nova placa em homenagem a Pery Camisão - Fotos: Joyce Santos/Revista Única

A Casa da Cidade Humberto Rohden e a Praça Pery Camisão foram reinauguradas em Tubarão, em uma cerimônia que destacou a preservação do patrimônio e o reconhecimento de personalidades que contribuíram para a história do município. O evento contou com a presença do prefeito Estêner Soratto, do vice-prefeito Denis Matiola, de familiares de Pery Camisão, e diversas autoridades. A programação também incluiu a entrega de um veículo para a área de Saúde Mental.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O prefeito Estêner Soratto comemorou a conclusão das melhorias e ressaltou a importância da Casa da Cidade para a identidade do município. Segundo ele, o imóvel é um dos cartões-postais de Tubarão e um símbolo facilmente reconhecido pelos moradores.“

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela é um cartão-postal de Tubarão, é um prédio que identifica a nossa cidade. O tubaronense, quando vê uma foto, já sabe onde é, o que é”, destacou o prefeito.

Soratto também enfatizou a importância da recuperação da identificação da Praça Pery Camisão. A placa que homenageia o personagem histórico foi reinstalada para tornar mais conhecida a trajetória de quem dá nome ao espaço.

“Nem a placa dele mais existia aqui. Então agora a gente trouxe essa placa para homenagear, realmente identificar quem é o homenageado. A família Camisão está toda aí, a gente está muito feliz”, afirmou.

Homenagem à memória de Pery Camisão

Para Norma Beatriz Camisão Schwinden, filha de Pery Camisão, a revitalização da praça e a instalação da placa representam uma oportunidade de manter viva a história do pai e apresentá-la às novas gerações.

“Estou muito contente com a possibilidade, ainda mais quando vem o histórico de quem era ele. Isso reforça para a população conhecer quem foi ele, como visionário meu pai era. Ele era um homem à frente do tempo dele”, declarou.

Norma contou que Pery Camisão era dentista, trabalhou durante muitos anos na Companhia Siderúrgica Nacional e mantinha um consultório em Lauro Müller. Ela também destacou a participação dele em iniciativas comunitárias e sua contribuição para a chegada da televisão a Santa Catarina.

“Meu pai trouxe a televisão, na verdade, para Santa Catarina. O primeiro lugar que teve televisão foi na região aqui nossa, porque ele já enxergava isso à frente do tempo dele”, relatou.

Segundo a filha, Pery Camisão também esteve envolvido em ações comunitárias, incluindo iniciativas relacionadas à construção de instituições de assistência. Ele morreu em 1980, aos 70 anos.

Norma ressaltou que a identificação dos espaços públicos ajuda a preservar a memória de pessoas importantes para o município. Para ela, tanto a história de Pery Camisão quanto a de Humberto Rohden precisam ser conhecidas pelos moradores mais jovens.

A reinauguração dos dois espaços busca valorizar o patrimônio e fortalecer a ligação da comunidade com a história de Tubarão. A entrega do veículo para a Saúde Mental integrou a programação da cerimônia.

  • 1 / 2
  • 2 / 2

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2026 Copyright Revista Única

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR