Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
23 °C
14 °C

Tubarão registra quase 700 focos do Aedes aegypti

Cuidados dentro de casa ajudam a combater o mosquito

Por Redação, Revista Única
02/09/2026 - 11h58
Denúncias sobre possíveis focos podem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal - Foto: Divulgação

O último levantamento da Vigilância Epidemiológica aponta que Tubarão chegou a 684 focos do mosquito Aedes aegypti. O número reforça a importância da participação da população no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya, principalmente por meio de cuidados simples dentro de casa.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Dos 684 registros, os bairros com maior número de focos são Centro, com 74; Humaitá de Cima, com 65; Revoredo, com 57; Vila Moema, com 55; Oficinas, com 50; Humaitá, com 48; Recife, com 44; Dehon, com 38; e Morrotes, com 36.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante esclarecer que o número se refere aos focos do mosquito, e não aos casos da doença. Atualizado nesta quarta-feira (2), o boletim de 2026 registra 137 notificações, nove casos autóctones confirmados — contraídos dentro do município —, 125 casos descartados e três suspeitos em investigação. Não há casos alóctones registrados. Duas internações foram contabilizadas neste ano.

O Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes que acumulam água. Por isso, a orientação é reservar alguns minutos por semana para verificar o quintal, a área de serviço, a garagem e outros espaços da residência.

Entre os principais cuidados estão:

Manter caixas d’água, tonéis e outros reservatórios bem fechados;

Esvaziar garrafas, baldes, vasos e recipientes sem utilização;

Colocar areia nos pratos de plantas ou eliminá-los;

Limpar calhas e ralos regularmente;

Manter pneus protegidos da chuva;

Esticar lonas para impedir a formação de poças;

Guardar garrafas com a abertura voltada para baixo;

Limpar recipientes de água dos animais com frequência;

Manter piscinas limpas e tratadas;

Descartar corretamente materiais que possam acumular água.

“As equipes do Núcleo de Combate às Endemias mantêm as inspeções, visitas domiciliares e ações de controle nos locais com maior concentração de focos. A colaboração dos moradores, porém, é indispensável, já que grande parte dos criadouros pode estar dentro dos imóveis”, destaca a secretária de Saúde, Carina Portão.

Denúncias sobre possíveis focos podem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal pelo telefone ou WhatsApp (48) 3621-9051 ou pelo e-mail [email protected].

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2026 Copyright Revista Única

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR