Município contabiliza 634 focos do mosquito em 2026 e já confirmou sete casos da doença com transmissão local
Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população - Foto: Divulgação A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Tubarão identificou um novo aumento no número de focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. Desde o início de 2026, já foram contabilizados 634 focos do inseto no município.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Também houve crescimento nas notificações de casos suspeitos de dengue. Até o momento, foram registradas 121 notificações, das quais 114 já foram descartadas e uma permanece em investigação.
De acordo com o levantamento, Tubarão confirmou sete casos de dengue neste ano, todos classificados como autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município. A cidade também registrou uma internação relacionada à doença.
Diante do cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população na eliminação de recipientes que possam acumular água, principal medida para impedir a proliferação do mosquito e reduzir o risco de novos casos.
De volta aos focos, eles estão assim divididos por bairros:
Centro – 67
Humaitá de Cima – 59
Revoredo – 53
Vila Moema – 50
Oficinas – 46
Humaitá – 45
Recife – 41
Dehon – 35
Morrotes – 33
São João ME – 31
Monte Castelo – 26
Fábio Silva – 25
Vila Esperança – 23
Santo Antônio de Pádua – 18
São Cristóvão – 14
São Martinho – 13
São João MD – 12
Passagem – 9
São Clemente – 9
Santa Luzia – 5
Bom Pastor – 5
Praia Redonda – 4
Congonhas – 3
KM 60 – 3
Sertão dos Corrêas – 2
Guarda Margem Direita – 1
Cruzeiro – 1
Mato Alto – 1
A Secretaria de Saúde reforça que o combate ao mosquito depende da colaboração de toda a comunidade. A orientação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, manter caixas d’água sempre tampadas, limpar calhas e ralos periodicamente e vistoriar quintais e terrenos com frequência.
A população também pode colaborar informando possíveis criadouros do mosquito. As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail [email protected].