***
O Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão (PlanMob), é desenvolvido pela empresa Tecnotran Engenheiros Consultores LTDA, e trata-se da reunião das políticas de transporte e de circulação, integradas com a política de desenvolvimento urbano, tendo como finalidade proporcionar acesso amplo e democrático ao espaço urbano.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Dando sequência a série “Tubarão em Movimento”, as curiosidades abordadas nesta terça-feira, 16 de maio, tratam da pesquisa de opinião do transporte coletivo da Cidade Azul. Os dados levantados pela Tecnotran baseiam-se em entrevistas com 295 pessoas, abordadas durante a fase de estudo do Plano de Mobilidade Urbana.
Dos entrevistados, constatou-se que 103 pessoas (34,9%) dos usuários utiliza o transporte por no mínimo quatro vezes durante a semana (quatro vezes).
Os usuários que declararam utilizar o sistema três ou duas vezes por semana, representam respectivamente, 15,9% e 18%. Considerando a utilização de no mínimo duas vezes por semana, o que significa uma utilização regular, 68,8% dos usuários entrevistados enquadram–se nesta situação.
Um percentual de 27,1% declarou usar o sistema eventualmente. Este dado pode vir a ser um fator positivo para a proposição de políticas de atração de usuários para o serviço, pois são cidadãos que já conhecem e sabem usar o sistema ofertado e podem ser conquistados para o mesmo mais facilmente ao perceberem melhorias no seu desempenho.
Contribuindo para a avaliação do sistema, também foi perguntado o modo de deslocamento complementar ao ônibus, ou seja, aquele utilizado para realização da locomoção entre o ponto de origem e o local de embarque, e/ou o ponto de desembarque e o destino final.
Dos 295 entrevistados, 78,3% da amostra completam a viagem a pé. Em segundo lugar aparecem os modos automóvel e bicicleta, com 5,8% de utilização cada.
Observou-se que os usuários que declaram utilizar uma segunda linha de ônibus para complementar seu deslocamento, representam cerca de 8,1% do total dos entrevistados.
Procurou–se ainda levantar nesta pesquisa, quais outros meios de transporte utilizados pelos usuários do transporte coletivo quando esses não utilizam ônibus, e qual a frequência dessa utilização. Nesta, o automóvel é a alternativa mais utilizada (28,8%), seguido pelos deslocamentos a pé (27,5%) e o táxi (81%).
Os usuários que utilizam apenas o ônibus, ou seja, não utilizam nenhum outro meio de transporte alternativo, correspondem a 10,5% dos entrevistados, mostrando que os outros 89,5% trocam o ônibus por algum outro modo, sendo potenciais “clientes” para o transporte coletivo que podem ser atraídos através de políticas públicas que qualifiquem o serviço tornando–o mais atrativo.
Deixe suas sugestões através do e-mail imprensa@tubarao.sc.gov.br ou do whatsApp da prefeitura de Tubarão: (48) 9 8419-7310.
As opiniões dos cidadãos serão repassadas diretamente ao secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Evandro Almeida, que atua em conjunto com a Tecnotran para o desenvolvimento do PlanMob de Tubarão.