Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
28 °C
17 °C

Tubarão apresenta projeto de revitalização da Praça 7 de Setembro

Proposta prioriza pedestres, amplia a acessibilidade e prevê novo espaço de lazer no Centro

Por Redação, Revista Única
07/10/2026 - 08h53.Atualizada em 07/10/2026 - 08h59
Prefeito apresentou o projeto ao Conset, licitação deve ser lançada em novembro - Foto: Vinicius Duarte

O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, apresentou na terça-feira, 06 de outubro, ao Conselho das Entidades de Tubarão (Conset) o projeto de engenharia para a revitalização da Praça 7 de Setembro, no Centro, entre as ruas São Manoel e Tubalcain Faraco.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Com foco na acessibilidade e na valorização dos pedestres, a proposta prevê o nivelamento das vias no entorno da praça, incluindo a avenida Rodovalho e as ruas São Manoel e Esteves Júnior. Na São Manoel, a intervenção deixará a Casa da Cidadania no mesmo nível da praça. Já na Esteves Júnior, o projeto fará a conexão com a outra área da Praça 7 de Setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é que a mudança também contribua para a redução da velocidade dos veículos que circulam pelo local.

Além do nivelamento das vias, a revitalização prevê melhorias na estrutura da praça e a implantação de um novo espaço de lazer, com brinquedos para crianças. O projeto levou em consideração a futura instalação de uma rua coberta na rua Esteves Júnior e sugestões apresentadas pela população em consulta pública realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A obra contará com R$ 779,2 mil em recursos de emenda parlamentar da deputada federal Ana Paula Lima, articulada pelo vereador Matheus Madeira. O restante do investimento será custeado como contrapartida pela Prefeitura de Tubarão.

“A Praça 7 é um dos cartões-postais de Tubarão e merece um espaço à altura da sua história. Estamos apresentando o projeto ao Conset porque queremos construir esse espaço de forma coletiva. Será uma praça pensada para o pedestre, mais acessível, mais bonita e acolhedora para as famílias”, afirmou Soratto.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Murilo Gaspar, a proposta busca recuperar a qualidade do espaço público e integrar diferentes áreas do Centro. “O nivelamento das ruas conecta os espaços, melhora a acessibilidade e coloca o pedestre em primeiro lugar. Com o projeto, a praça também dialoga com o que a população já apontou na consulta pública e com a futura rua coberta, valorizando o Centro e atendendo pessoas de todas as idades”, destacou.

O edital de licitação para a revitalização deve ser lançado em novembro.

Futuro parque municipal

Durante a reunião com o Conset, Soratto também apresentou o pré-projeto do futuro parque municipal que a Prefeitura pretende implantar na rua Afonso Pena, em frente à Arena Multiuso.

A área faz parte de um imóvel originalmente doado pelo Município à FESSC em 1969. Em 2026, a Lei nº 6.458 declarou a reversão das áreas remanescentes ao patrimônio municipal. A regularização registral está em andamento e a intenção é destinar o espaço a finalidades de interesse público, incluindo a implantação do parque.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Denis Matiola, o secretário de Administração e Finanças, Rodrigo Moro, o secretário adjunto de Planejamento e Urbanismo, Elom Alano, o procurador-geral do município, Ludimar Ribeiro, representantes do Conset, além da diretora regional de Tubarão do CREA-SC e presidente do Conselho da Cidade, Daniela Zarbato.

  • 1 / 3
  • 2 / 3
  • 3 / 3
Projeto apresentado contempla diversas mudanças - Foto: Divulgação

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2026 Copyright Revista Única

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR