Defesa Civil orienta motoristas e pedestres a evitarem transitar em vias alagadas
Os temporais podem vir acompanhados de vendavais e volumes elevados de chuva em curto período de tempo - Foto: Joyce Santos/Revista Única O céu mudou no horizonte oeste em Tubarão, como é possível observar na cidade Azul, e os temporais podem ocorrer no final da tarde desta quinta-feira, 15 de janeiro, na região. A Defesa Civil divulgou alerta sobre a condição e os riscos que podem acarretar o fenômeno natural.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Importante orientação é reiterada para que os motoristas e pedestres evitem transitar por vias alagadas. A previsão também inclui a possibilidade de ventos fortes. Confira abaixo as recomendações do órgão Estadual.
A frente fria está associada à formação de um ciclone no oceano, no extremo sul da América do Sul. Apesar disso, o ciclone não deve provocar impactos diretos em Santa Catarina, contribuindo apenas para o aumento das instabilidades.
Na próxima sexta-feira, 16 de janeiro, ainda persiste a condição de temporais típicos de verão, semelhantes aos registrados ao longo da semana. As instabilidades atingem principalmente a faixa entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense, com maior intensidade nas áreas de serra. De forma geral, mesmo ocorrendo de maneira isolada, os temporais podem vir acompanhados de vendavais e volumes elevados de chuva em curto período de tempo, mas cessando ao longo da noite.
O calor tende a dar uma trégua na próxima segunda-feira, 19 de janeiro, após a passagem do sistema.
Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.