A obra, prevista para 2024, foi antecipada e ocorrerá a partir desta quinta, 09
A região do Taió, no Bairro São Martinho, receberá a próxima obra de rede de água no município. A execução consiste na melhoria da distribuição e velocidade da água, além da instalação de novo sistema de pressurização (booster).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A obra, que era prevista para ocorrer em 2024, foi antecipada e acontecerá a partir desta quinta-feira, 09 de novembro. Devido a sua localização geográfica, que faz com que o bairro esteja a quase oito quilômetros de distância do ponto de distribuição de água (ETA), e também por estar 47 metros acima da parte plana do município, o São Martinho é uma das regiões mais complexas para a vazão de água em Tubarão.
Após simulações hidráulicas da equipe da concessionária, foi diagnosticado que havia a necessidade de reforçar o sistema para substituir partes da rede antigas existentes e acrescentar novas redes e interligações. E para que a água vencesse a diferença de nível, também foi constatado a necessidade da instalação de mais um sistema de pressurização no bairro.
Nos últimos anos a localidade ainda contou um crescimento exponencial de moradores, o que vem impactando na distribuição da água. “Quanto mais alto, distante e com mais clientes utilizando, com menos pressão a água chega nos pontos de rede. Por isso, são implementados os boosters em pontos estratégicos a fim de manter a qualidade da água em todas as pontas de rede do município”, enfatiza o diretor da concessionária, Marcelo Matos.
Desta forma, a obra consiste em substituir 500 metros de rede antiga e incrementar 350 metros de nova, para atender todas as áreas. O projeto de instalação de um sistema de pressurização, que aconteceria em 2024, foi antecipado para ocorrer de maneira conjunta com essas necessidades. A execução levará em torno de 30 dias para finalização.
A Concessionária investirá cerca de R$ 390 mil nesta obra com o objetivo de levar benefícios para toda região do Taió, no bairro São Martinho. “São mais de 500 pessoas que se beneficiarão com a obra. É uma das regiões mais afastadas da cidade e estamos em constante evolução para garantir os serviços aos moradores de lá. Esperamos continuar abastecendo com qualidade os novos e antigos clientes, como já acontece nos outros bairros do município”, pontua o também diretor da Tubarão Saneamento, André da Silva de Souza.