Grande volume previsto exige ações específicas na tentativa de minimizar impactos
Há três dias, a prefeitura de Tubarão está mobilizada para enfrentar as possíveis consequências das fortes chuvas que devem ocorrer em todo o Estado a partir desta sexta-feira, 06 de outubro, e cuja intensidade será maior no sábado e domingo, 07 e 08 de outubro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município, com base nos modelos meteorológicos acompanhados pelos órgãos oficiais, considera enfrentar situações de deslizamentos de terra e alagamentos em diversos pontos, mas sem transbordamento do Rio Tubarão.
Veja as situações que a prefeitura está adotando
Abrigos para moradores: caso seja necessário, seja pela invasão de água nas residências ou precaução antes disso acontecer, foram definidos alguns locais em que as pessoas podem ficar em segurança.
A Catedral foi disponibilizada pela Diocese de Tubarão para receber os desalojados. Moradores da região da Madre e áreas mais próximas como Santo Antônio de Pádua poderão ficar alojados ali.
Salão Paroquial do bairro Bom Pastor também foi designado para receber moradores dessa região do município.
Salão Paroquial do bairro Morrotes está preparado para que, se necessário, aloje moradores das imediações e de localidades como o Pantanal, no São João Margem Esquerda.
Salão Paroquial do KM 60 ficará à disposição dos moradores do KM 60 e KM 63.
Se a situação se agravar, o município providenciará outros espaços públicos para receber a população que precisar sair de casa.
Depósito para móveis: o galpão de Defesa Civil está disponível para guardar móveis e demais pertences, garantindo proteção e segurança dos bens. A Defesa Civil de Tubarão está localizada à rua José Ferreira, 380, Oficinas.
Bombas hidráulicas móveis: a secretaria de Agricultura e Interior está pronta com uma bomba hidráulica e um trator para acelerar o escoamento da água em situações e áreas específicas.
Bomba da macrodrenagem na margem esquerda: há uma estação de bombeamento no cruzamento da avenida José Acácio Moreira com a rua José Pedro de Oliveira. O equipamento escoa a água do sistema de macrodrenagem da margem esquerda, caso o nível do Rio Tubarão se eleve e feche a saída do sistema. O motor da bomba foi mudado de local recentemente, o que facilita reparos emergenciais. A Defesa Civil lembra que esse bombeamento só é possível em caso de elevação do nível do rio até a altura da saída da macrodrenagem. Se isso não ocorrer, o escoamento da água é feito naturalmente, independente do volume de chuva ou dos alagamentos formados na área de abrangência da macrodrenagem.
Trabalhos emergenciais em áreas alagadas: se for necessário e viável realizar abertura de canais para o escoamento da água de alagamentos, esse trabalho será feito pelas secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Interior e Serviços Públicos.
Trânsito: a Guarda Municipal e toda a estrutura da secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio estão a postos para organizar e sinalizar o trânsito e, também, na manutenção de semáforos.
Monitoramento da vazão do Rio Tubarão: além da medição do nível do rio, a Defesa Civil acompanha o comportamento da barra em Laguna e da barra do Camacho, em Jaguaruna. No Camacho, a barra está aberta e com boa vazão há meses e, em Laguna, a direção do vento favorece a vazão do Rio Tubarão.
Animais domésticos: a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) já reservou gaiolas/baias para abrigar, na sede da fundação, cães e gatos de tutores que possam estar em áreas alagadas e, também, animais em situação de rua. Essa ação já foi utilizada, com sucesso, na enchente de maio de 2022.
Doações: a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) está preparada para receber doações (alimentos, roupas, produtos de limpeza etc) que possam ser destinadas a famílias afetadas por possíveis alagamentos. Inicialmente, toda a estrutura de recebimento de doações ficará na Casa a Cidadania.
Veículos da prefeitura: toda a frota de caminhões e máquinas pesadas (retroescavadeiras, patrolas, etc) estão de prontidão para eventuais trabalhos emergenciais. Algumas caminhonetes tração 4 x 4 de secretarias também poderão ser usadas em deslocamentos em áreas alagadas.
Empresas privadas e entidades: algumas empresas privadas e entidades que contam com veículos e equipamentos também foram acionadas para auxiliar o município e já se colocaram à disposição.
Telefones de emergência
3621-9060 – Defesa Civil de Tubarão
193 – Corpo de Bombeiros
190 – Polícia Militar
153 – Guarda Municipal
0800 048 0196 – Celesc
0800 702 2828 – Cergal