Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Projeto das Estações Elevatórias da Margem Esquerda é discutido

Secretário municipal de Proteção e Defesa Civil conheceu equipamento utilizado em Itajaí

Por Redação, Revista Única
11/07/2025 - 18h09
Bomba utilizada em Itajaí pode ser deslocada para qualquer local - Foto: Divulgação

O Projeto de implantação das Estações Elevatórias da Margem Esquerda foi discutido em reunião nesta semana no Paço Municipal.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Participaram do encontro o prefeito Estêner Soratto, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, o gerente de operações da secretaria, Ramon De Faveri e representantes do Conselho das Entidades de Tubarão (Conset).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o encontro, o secretário e o gerente de Defesa Civil do município apresentaram o resultado de visitas realizadas por suas equipes a empresas, municípios e entidades que possuem e/ou fabricam equipamentos de elevatórias, em especial em relação às bombas.

Foram mostrados diversos tipos destes equipamentos e suas características, como a bomba de eixo vartical com motor acoplado, as comportas do tipo basculante (flap) e deslizante (gaveta). Foi mostrada, ainda, a bomba que irá para manutenção, abandonada no pátio desde os anos 2000.

Após esta apresentação, e alguns questionamentos dos presentes, chegou-se a um consenso de que a bomba de eixo vertical é a que deverá ser implantada.

Outras decisões tomadas dizem respeito à colocação de dois poços de instalação da bomba nas elevatórias, e a montagem de duas comportas na saída das galerias, uma do tipo flap na ponta, a outra do tipo gaveta, logo a montante. Um dos poços deverá ser para a colocação de uma bomba reserva, futuramente.

A prefeitura fará uma minuta do Termo de Referência para o Processo Licitatório para a compra das peças, através de verba integrante do Programa Obra Pra Valer.

Ainda na reunião, ficou definido que uma visita a uma empresa que comercializa bombas a diesel seria feita.

Este tipo de bomba se diferencia da anterior por não necessitar do conjunto de equipamentos que compõe a estação elevatória (transformadores, painéis elétricos, poço diferenciado, ponte rolante suspensa, dentre outros).

Em tempo, a instalação da elevatória da Rua Luiz Pedro de Oliveira deverá ser adaptada ao projeto da nova ponte que será construída na região.

Na última quinta-feira, 10 de julho, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, e o gerente de operações da pasta, Ramon De Faveri, estiveram na cidade de Itajaí, onde tiveram contato com a bomba com motorização a diesel.

Esta bomba, como explicado anteriormente, não necessita dos equipamentos do outro tipo de bomba, e pode ser deslocada para qualquer local.

“Apesar de seus vários pontos positivos, essa bomba tem um custo inicial de aquisição mais elevado. Entretanto, aguardamos a vinda do diretor da empresa aqui em Tubarão na próxima semana, para continuarmos a conversa”, explicou o secretário.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR