O principal objetivo do serviço é garantir que esses alimentos sejam elaborados de forma segura
Podem se cadastrar no serviço: produtores rurais, agroindústrias, além de micro, pequenos e médios empreendimentos - Foto: Divulgação O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) é o órgão responsável pela fiscalização, inspeção e controle higiênico-sanitário dos produtos de origem animal produzidos no município.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O principal objetivo do serviço é garantir que esses alimentos sejam elaborados de forma segura, em conformidade com a legislação vigente, protegendo a saúde do consumidor e assegurando a qualidade dos produtos comercializados no âmbito municipal.
De acordo com o secretário de Agricultura, Marcos Savi Mondo, o Serviço de Inspeção Municipal é fundamental tanto para os produtores quanto para os consumidores. “O selo do S.I.M. garante ao consumidor que o produto passou por inspeção oficial, segue normas rigorosas de higiene e segurança alimentar e está apto para o consumo”, destaca.
Entre os produtos fiscalizados pelo S.I.M. estão carnes e derivados, leite e derivados, pescados e derivados, ovos e derivados, mel e produtos apícolas. Podem receber o selo do S.I.M. todos os produtos de origem animal elaborados em estabelecimentos devidamente registrados e aprovados, que atendam integralmente às exigências higiênico-sanitárias, estruturais, documentais e de autocontrole previstas em lei.
Podem se cadastrar no serviço: produtores rurais, agroindústrias, além de micro, pequenos e médios empreendimentos que atuem na produção, industrialização, beneficiamento ou fracionamento de produtos de origem animal nos municípios da região da Amurel. O processo de fiscalização é realizado por meio de inspeções periódicas nos estabelecimentos, avaliação das instalações e equipamentos, verificação dos Programas de Autocontrole (PAC) e, quando necessário, coleta de amostras para análises laboratoriais.
Os interessados em aderir ao S.I.M. devem procurar a Secretaria de Agricultura por meio do endereço: Rua Pedro Gomes de Carvalho, 531, Oficinas das 07 às 18h ou entrar em contato pelo número (48) 3621-9835. Lá, os interessados receberão orientações sobre o protocolo do pedido e a documentação exigida. A lista completa de documentos necessários para a adesão está disponível no site da AMUREL. O serviço possui taxas relacionadas ao processo de registro.