A estrutura do CIMVI se consolidou como referência estadual ao unir soluções tecnológicas
A comitiva reuniu prefeitos de seis municípios da região - Foto: Divulgação O prefeito de Tubarão e presidente da Amurel, Estêner Soratto, liderou nesta terça-feira (8) uma visita institucional ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em Timbó.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A comitiva reuniu prefeitos de seis municípios da região, além de representantes do Legislativo e secretários municipais, com o objetivo de conhecer de perto uma das experiências mais avançadas de gestão de resíduos sólidos urbanos de Santa Catarina.
Participaram da visita os prefeitos Claudir Bittencourt (Capivari de Baixo), Paulinho Lorenzetti (São Ludgero), Anelise Wiemes (São Martinho), Siuzete Vandesen (Santa Rosa de Lima) e Clei Rodrigues (Gravatal). Também acompanharam a agenda técnica o secretário de Serviços Públicos e Zeladoria de Tubarão, Jó Krüger, o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Fabrício da Silva Pedro, e o presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Felippe Tessmann.
A estrutura do CIMVI se consolidou como referência estadual ao unir soluções tecnológicas, eficiência operacional e redução de custos no processo de coleta, triagem e destinação de resíduos. Atualmente, o consórcio beneficia diretamente mais de 30 mil pessoas e já coletou mais de 30 mil toneladas de resíduos sólidos, atuando de forma integrada com 14 municípios.
“Estamos diante de um modelo que funciona, que gera economia e transforma o conceito de lixo em oportunidade. O que vimos aqui em Timbó é exemplo. A proposta é levar essa experiência para nossa região e discutir caminhos para avançarmos na gestão ambiental da Amurel”, destacou o prefeito Soratto.
O CIMVI surgiu a partir de um esforço coletivo dos municípios para encerrar os lixões, consolidando um aterro sanitário compartilhado em Timbó. Hoje, o território abriga a Central de Valorização de Resíduos, unidades de triagem, pontos de entrega voluntária, ecopontos e o Parque Girassol, que integra educação ambiental, inovação e sustentabilidade.