A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas
Com o objetivo de promover a educação ambiental e mostrar o funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Tratamento de Esgoto (ETE), aproximadamente 700 estudantes de 16 instituições diferentes visitaram as instalações da Tubarão Saneamento durante 2024.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, que oferece uma experiência educativa e prática sobre os processos de captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e do tratamento de esgoto, promovendo a conscientização ambiental.
Durante as visitas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dessas instalações essenciais para o abastecimento de água e a preservação do meio ambiente. As atividades incluem um tour completo pelas etapas do processo de tratamento.
Na ETA, a visita começa com vídeo educativo e com uma visão geral da estação, passando pela entrada da água, floculadores, decantadores, filtros, caixa de contato, reservatórios, bombas dosadoras e outros setores. O tour termina no laboratório de análises, onde a qualidade da água é rigorosamente monitorada e garantida.
Na ETE, os visitantes iniciam assistindo a um vídeo educativo sobre o tratamento de esgoto e, em seguida, seguem pela estação, conhecendo a caixa divisora de tratamento, o processo preliminar, o tanque de floculação e o canal de desinfecção. Ao final, entendem como o esgoto é tratado e devolvido ao meio ambiente de forma segura.
O Portas Abertas é voltado principalmente para alunos de escolas, cursos técnicos e universidades, com ênfase nas áreas ambiental e de engenharia. A proposta oferece uma oportunidade única para que os estudantes vivenciem, na prática, os processos que garantem a qualidade da água consumida e o tratamento adequado do esgoto.
“Para muitos estudantes, a visita na ETA e ETE representa uma maneira de compreender a teoria sobre o ciclo da água e explorar as complexidades do tratamento de efluentes. Esse contato próximo é essencial para que eles entendam a importância do saneamento para o desenvolvimento das cidades”, comenta a coordenadora de QSMS da Tubarão Saneamento, Amanda Salles Fiedler.
O programa é um dos pilares de compromisso da Tubarão Saneamento com a educação e o engajamento da comunidade, ampliando a compreensão sobre a importância do saneamento básico.
“Para nós, é essencial que os alunos compreendam, desde cedo, a importância da água potável e do tratamento adequado dos efluentes. O programa é uma das maneiras eficazes de fomentar esse entendimento, criando um vínculo entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática vivenciada nas instalações. Com o início da agenda para o próximo ano, esperamos continuar contribuindo para o desenvolvimento de futuros profissionais e cidadãos mais conscientes”, enfatiza o diretor da empresa, Paulo Canalles.
A agenda do programa para 2025 já está aberta, e as instituições interessadas podem agendar visitas pelo telefone (048) 9946-6549.