O programa de avaliação é realizado pela Funat
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) vai retomar nos próximos dias o programa de avaliação e monitoramento da qualidade ambiental – Projeto Rios de Tubarão. A iniciativa consiste na coleta de amostras das águas superficiais dos oito principais rios da cidade através da determinação do índice da Qualidade da Água (IQA) complementado pelo índice de Toxidez (IT).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os resultados do monitoramento permitirão que o Poder Público ou entidades ambientais possam planejar e executar ações que contribuam para a melhoria da qualidade da água nos mananciais de Tubarão. A Agência Reguladora de Saneamento (AGR) terá participação direta nessa iniciativa.
Também são parceiros do projeto a Tubarão Saneamento e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão. O plano do projeto é coletar amostra em dois pontos extremos de cada um dos oito principais rios do município. O mapa hidrográfico do trabalho tem o Rio Tubarão, Rio do Pouso, Rio Caruru, Rio Capivari, Rio dos Corrêa, Rio Ilhota, Rio da Madre e Rio Pinheiros.