Ação contou com carros apreendidos, bloqueios de imóveis e contas bancárias, desarticulação de organização criminosa
Nesta quinta-feira, 31 de agosto, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Içara, com apoio do Núcleo de Inteligência de Criciúma, deflagrou a "Operação Ferro Novo” e desarticulou uma organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico de drogas. Cinco pessoas foram presas de forma temporária na ação. Além disso, houve apreensão de veículos e bloqueios de bens imóveis e contas bancárias.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Na ação, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses de Itapema, Tubarão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha e Içara e nos municípios gaúchos de Rio Grande, Pelotas, Charqueadas e Xangri-lá.
As investigações são continuidade da maior apreensão de drogas do Sul do estado, quando, no ano de 2020, a Polícia Civil de Içara apreendeu cerca de 3,5 toneladas de maconha.
A organização criminosa movimentou durante pouco mais de quatros anos, cerca de meio bilhão de reais, utilizando empresas e “laranjas” para inserção do capital arrecado ilicitamente por meio de atividade criminosa no sistema financeiro nacional.
Em Santa Catarina, a operação contou com o apoio das delegacias da região de Criciúma, do Lab/Sul/Deic, do SaerSul, da Decor de Tubarão, da Deic, da Delegacia de Itapema e das DIC’s de Tubarão e Laguna. Além disso, contou com a participação também da Policia Científica em Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, participaram da operação a Draco/Rio Grande, a Draco/Pelotas e a Delegacia de Charqueadas.