Com a mudança, crianças que completarem 1 ano de idade passarão a receber o imunizante como dose de reforço
Nova diretriz sobre a vacinação infantil contra a doença meningocócica nesta terça, 1° - Foto: Divulgação Entra em vigor uma nova diretriz do Ministério da Saúde relacionada à vacinação infantil contra a doença meningocócica nesta terça-feira, 1° de julho, que causa a meningite.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Com a mudança, crianças que completarem 1 ano de idade passarão a receber a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço, em substituição à vacina meningocócica C, aplicada até então.
A alteração tem como objetivo ampliar a proteção dos bebês, prevenindo não apenas as meningites, mas também infecções generalizadas causadas pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo, dos sorogrupos A, C, W e Y.
Essa substituição integra as estratégias do governo Federal dentro do plano global da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa reduzir os casos de meningites bacterianas até o ano de 2030.
Em 2025, o município de Tubarão registrou 12 notificações de meningite, o que reforça a importância da vacinação para a prevenção da doença.
Importante destacar que crianças que já completaram o esquema vacinal com três doses da vacina meningocócica C não precisam se revacinar com a ACWY. Já aquelas que perderam a dose de reforço aos 12 meses poderão receber a vacina meningocócica ACWY até completarem 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A vacina está disponível nas unidades de saúde do município que possuem sala de vacinação. Pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança no momento da aplicação. Em caso de dúvidas, é possível procurar a unidade de saúde de referência para orientações.