Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Cristiano Furghestti se classifica para campeonato mundial de pesca subaquática

O mergulhador tubaronense conquistou a vaga na seleção brasileira no último fim de semana

Por Joyce Santos, Revista Única
08/07/2025 - 18h19.Atualizada em 08/07/2025 - 19h59
Cristiano Furghesti e seu piloteiro, Anderson Aguiar, em momento de comemoração - Foto: Arquivo Pessoal/Revista Única

O tubaronense Cristiano Furghestti, 47 anos, é o mais novo integrante da seleção brasileira de mergulho subaquático. A conquista veio no último fim de semana quando foram realizadas as seletivas em São Francisco do Sul.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Cristiano, que contabiliza 30 anos de experiência na pesca subaquática, irá disputar o mundial em novembro. As provas também serão realizadas no balneário catarinense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cristiano compartilhou com a reportagem da Revista Única como foi a experiência vitoriosa. 

"No primeiro dia de prova as condições eram extremas, sem visibilidade e mar ruim. Foram cinco horas de prova com temperatura da água em torno de 17 graus. Para se ter ideia da dificuldade, a maior pontuação foi de duas pequenas espécies", pontua. 

E realmente no primeiro dia de mergulho Cristiano e outro atleta zeraram a pontuação ao não capturar nenhum peixe.

A pontuação do campeonato tem como base a porcentagem, ou seja, a soma da porcentagem do primeiro dia mais o segundo. 

"Nesse caso, como fiz zero pontos, ficou praticamente impossível reverter", revela. 

Mas o veterano não se deu por vencido e lutou com suas armas estratégicas.

"Me preparei mentalmente para dar o meu melhor. No segundo dia, ao chegarmos na área de prova já vi que a água estava mais favorável e que poderia desenvolver o que treinei por vários dias na região. Ao longo da prova fui marcando muitos pontos, trabalhamos duro eu e meu piloteiro, Anderson Aguiar, que ficou incentivando a prova toda", detalha.

E foi assim que ao final a dupla percebeu que havia ido bem, mas talvez não o suficiente para alcançar a classificação, na opinião deles.

"Fomos para o hotel para a pesagem e o que era impossível aconteceu. Fizemos uma pontuação tão alta que a soma de alguns atletas do primeiro dia não conseguiu nos passar e conseguimos o êxito", comemora Cristiano.

Na competição que ocorrerá entre os dias 24 e 29 de novembro, o atleta de Tubarão irá disputar com outros mergulhadores de diversos países do mundo.

Estão confirmadas equipes da Espanha, Portugal, Grécia, Croácia, Itália, Ucrania, Turquia, Rúsia, Finlândia, Bulgária, Dinamarca, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Argentina, Colombia, Austrália, Nova Zelândia, Tahiti e Peru.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR