Proposta foi apresentada para um grupo de moradores
A Prefeitura de Tubarão, por meio dos gestores da Coordenação de Proteção e Defesa Civil, apresentou a um grupo de moradores do bairro Fábio Silva algumas alternativas para resolver os problemas de macrodrenagem no local. A reunião, com a presença do prefeito Jairo Cascaes, aconteceu na Sala de Atos do Paço Municipal.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O atual sistema de drenagem existente no Fábio Silva, e que atende uma parte do Bairro Cruzeiro, não suporta mais o volume d’água gerado por chuvas mais intensas. Com isso, residências das áreas mais baixas sofrem com alagamentos, situação que fez a prefeitura buscar alternativas que poderiam resolver parcialmente ou totalmente a situação.
O projeto mais completo é uma macrodrenagem que a ampliaria o atual sistema para diversos pontos até o Rio Tubarão. Por se tratar de uma obra de grande porte, e que exigiria cerca de R$ 15 milhões, a prefeitura o inscreveu no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Uma segunda alternativa, mais simples, seria conectar a atual drenagem a uma tubulação auxiliar que alcançaria o rio nas imediações da ponte Cavalcanti, na BR-101. Por se tratar de uma área de domínio da CCR Via Costeira, concessionária da rodovia federal, o projeto já não dependeria apenas da iniciativa da prefeitura.
Para o prefeito Jairo Cascaes, a existência dos projetos é um importante passo para os encaminhamentos dessa demanda do Fábio Silva. “Tudo no Poder Público se faz a partir de projetos, e hoje temos como apresentar soluções. A execução e a busca de recursos vêm logo em seguida, mas é importante ressaltar que hoje a prefeitura está empenhada em tentar minimizar esses problemas, pois há um olhar diferenciado no pós-enchente”, ressaltou o prefeito Jairo.