***
Na última quinta-feira, 27 de abril, um jovem procurou a assistência social da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) pedindo auxílio com relação a dependência química.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Prontamente, a Guarda Municipal de Tubarão (GMT) foi acionada e encaminhou o rapaz a uma comunidade terapêutica, para realização do acolhimento.
Este não é um caso isolado e as abordagens sociais acontecem, praticamente, de forma diária em Tubarão. A GMT atua em parceria com a FMDS, entrando em contato e encaminhando as pessoas necessitadas as comunidades terapêuticas de Tubarão, ou cidades vizinhas.
Para isto, os agentes utilizam a base móvel da guarda, equipada inclusive com uma maca e equipamentos de primeiros socorros.
As comunidades terapêuticas são uma alternativa para os dependentes, pois as pessoas podem ser encaminhadas sem a necessidade de algum laudo médico em qualquer dia da semana.
O trabalho é alternativo ao serviço médico, pois acolhem as pessoas de forma gratuita. Lá, promovem o tratamento através de atividades recreativas e oficinas profissionalizantes. Muitas vezes as comunidades não contam com médicos ou profissionais da área da saúde, por isto, dá-se o nome de trabalho alternativo.
Somente no mês de abril, cerca de 100 pessoas foram encaminhadas através da assistência social para as comunidades. Deste número, menos de 1% permaneceram nos locais para os tratamentos. “O índice de recaída de pessoas usuárias de drogas é maior do que o número de internados”, complementa Cléria Agostinho.
No caso de uma pessoa que não está em situação de rua e precisa do auxílio social e médico, basta ela ser encaminhada ou levada até a unidade Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), das 7 às 17 horas, na Av. Avenida Marcolino Martins Cabral, 3.472, Passagem (próximo ao quartel).
É possível entrar em contato através do e-mail capsadtubarao@hotmail.com ou pelo telefone (48) 3632-7368.
Caso você se depare com uma pessoa em situação de rua e ache que ela necessita de alguém para verificar a situação, é possível entrar em contato com a FMDS pelo número (48) 3621-9067 ou (48) 3906-1037.
Fonte: PMT